As costelas formam um arcabouço que estrutura a região do tórax e garante proteção para órgãos como o pulmão e o coração, e para aqueles que ficam na parte superior como fígado, rins, pâncreas, estômago e baço.
No entanto, algumas condições podem provocar dor na região do tórax e, em alguns casos, nas costelas. As causas devem ser investigadas se a dor for intensa e/ou persistir por mais de dois dias. Na consulta, o médico vai indicar o tratamento adequado para cada causa. Confira a seguir, nove situações que podem estar por trás disso:
1. Atividade física muito intensa
Durante ou depois da prática de exercícios físicos vigorosos, a pessoa pode sentir uma dor aguda no lado esquerdo das costelas, na região do baço. Isso costuma ser decorrente de tensão no ligamento que sustenta o fígado e o baço, de fadiga muscular do diafragma e falta de oxigenação adequada.
2. Distensão, estiramento e contratura muscular
Esses problemas aparecem devido a alguns movimentos e exercícios físicos. O alongamento excessivo do músculo lesiona as fibras musculares, causando estiramento ou distensão; na contratura, os músculos se contraem de forma não voluntária (espasmo), provocando a dor.
3. Traumas
Causados por pancadas, acidentes de trânsito ou pela prática de esportes de contato mais vigorosos, como algumas modalidades de luta e jogos como futebol e rúgbi. A dor proveniente de fraturas nas clavículas ou no esterno, o osso localizado no meio do peito, também pode ser sentida na região das costelas.
4. Gases
O excesso de gases provoca dor abdominal e, em alguns casos, a pessoa também pode sentir pontadas no peito e nas costelas. Alguns cuidados com a dieta ajudam a prevenir o problema.
5. Costocondrite
Causada por uma inflamação na caixa torácica, a costocondrite provoca dor no peito, na altura das costelas superiores. A sensação pode aumentar progressivamente ou surgir de repente.
6. Neurite intercostal
A dor é resultante de uma inflamação dos nervos intercostais, que ficam entre as costelas e ligam a coluna ao esterno. Traumas, infecções ou complicações pós-cirúrgicas também podem provocar o problema, assim como fatores emocionais (estresse, depressão e ansiedade).
7. Dor miofascial
É a causa mais frequente de dor musculoesquelética e costuma afetar também a região dorsal. A sensação dolorosa pode ser aguda, crônica, localizada ou disseminada (dor difusa pelo corpo).
8. Problemas no coração
Angina e infarto do miocárdio provocam dor na região central do tórax, que pode irradiar-se para outras partes do corpo. No caso do peito, a sensação geralmente é de aperto, pressão ou queimação.
9. Câncer de pulmão metastático
Nesse estágio, a doença afeta os ossos e a dor frequentemente é sentida nas vértebras e nas costelas.
Revisão técnica: João Roberto Resende Fernandes – Médico do Pronto Atendimento e Corpo Clínico, preceptor da Residência Médica de Clínica Médica do Hospital Israelita Albert Einstein.