Popularmente chamado de “caroço”, o nódulo na virilha é um sintoma comum a várias patologias. Ele pode ser muito pequeno ou ter alguns centímetros, ser indolor ou incomodar, alterar o tom da pele e até provocar a erupção de uma ferida — as características dependem do que está por trás do aparecimento dessa protuberância.
- Hidrocele: entenda a condição que afeta testículos de homens e bebês
- Descubra os tipos de lesão na virilha: inflamação, distensão e estiramento, e impacto no quadril
As causas mais comuns do caroço na virilha são linfonodos aumentados, IST (infecções sexualmente transmissíveis) e hérnia inguinal. Mas ele também pode surgir devido a doenças autoimunes e câncer.
Para identificar o que causou o aparecimento de um caroço na virilha é preciso consultar um médico que vai levar em conta o exame clínico e o histórico do paciente para fazer o diagnóstico ou levantar uma hipótese que possa ser comprovada por meio de exames. Dada a variedade de causas possíveis – e bem diferentes entre si –, o tratamento só é viável após o diagnóstico correto.
Linfonodos aumentados
O aparecimento de linfonodos aumentados, conhecidos popularmente como ínguas, geralmente se deve a um quadro de infecção. Linfonodos (também chamados de gânglios linfáticos) são pequenos órgãos que estão espalhados por todo o corpo.
Eles têm um papel importante na defesa contra invasores e impurezas que estão circulando pelo organismo, além de atuarem no amadurecimento dos linfócitos, que se formam na medula óssea.
Os linfonodos podem aumentar de tamanho por diversos motivos. O mais comum é que isso aconteça quando eles são invadidos por células de defesa em um caso de infecção, dando origem à íngua na virilha ou ao caroço no pescoço. Menos frequentemente, os linfonodos aumentados podem estar relacionados a doenças mais sérias, como câncer, infecção pelo HIV e tuberculose.
Esses gânglios inchados costumam desaparecer espontaneamente no prazo de alguns dias. Se isso não ocorrer, é preciso consultar um médico para identificar a origem do problema e iniciar o tratamento adequado.
Infecções sexualmente transmissíveis (IST)
Várias ISTs se manifestam com nódulos na virilha em alguma fase da infecção, entre elas o cancro mole, o linfogranuloma venéreo (causado pela Chlamydia trachomatis) e o HIV. Em algumas dessas infecções, o caroço se transforma em ferida expulsando o pus contido em seu interior.
Diante de qualquer sinal ou sintoma de IST, é preciso procurar um serviço de saúde para o diagnóstico correto e indicação do tratamento com antibiótico adequado.
Hérnia inguinal
É chamada de hérnia a condição em que há o escape parcial ou total de um órgão por um orifício nas camadas de tecido protetor dos órgãos internos. No abdome, geralmente é uma alça do intestino que se desloca através de um orifício na parede abdominal, causando a deformação que o paciente perceberá como um caroço.
Esse deslocamento ocorre em pontos ou regiões de fraqueza na musculatura da parede abdominal. A única forma de tratar uma hérnia abdominal é por meio de cirurgia.
Revisão Técnica: Sabrina Bernardez Pereira, médica Economia da Saúde Hospital Israelita Albert Einstein, especialista em Cardiologia pela SBC/AMB, doutorado em Ciências Cardiovasculares UFF (Universidade Federal Fluminense).