A mometasona, também conhecida como furoato de mometasona, é um tipo de corticosteroide que bloqueia a liberação de certas substâncias naturais do corpo associadas à manifestação de sintomas inflamatórios.
Disponível nas farmácias brasileiras em três formatos diferentes, cada um deles costuma ser recomendado para tratar quadros clínicos específicos:
- Pomada dermatológica ou creme: é usada para aliviar vermelhidão, coceira, inchaço ou outro desconforto causado por certas condições da pele como dermatites, psoríase e outros;
- Spray nasal: é usado para tratar e prevenir os sintomas (nariz entupido ou escorrendo, coceira, espirros) de rinite alérgica sazonal (curto prazo) e perene (durante todo o ano);
- Pó inalante: a mometasona inalatória é usada para ajudar a prevenir os sintomas da asma e melhorar a respiração.
Como usar a mometasona
Comercializado como um remédio de tarja vermelha com retenção de receita, sua venda exige a apresentação e entrega de uma cópia do pedido médico para a farmácia. Essa obrigatoriedade é uma imposição da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como medida para garantir o controle sobre a circulação do fármaco.
O modo de uso da mometasona deve ser feito conforme instruído pelo profissional da saúde que avaliou o caso. Indica-se ainda que o paciente faça a leitura completa da bula que vier na caixinha do medicamento.
Vale lembrar que, por mais que o princípio ativo seja o mesmo, cada formato do remédio serve para um tipo de problema. Portanto, a pomada não deve ser passada no nariz, nem o spray ou o pó na pele. Além de não ser eficiente, isso pode levar a reações alérgicas.
Efeitos colaterais
Os possíveis efeitos colaterais dependem da via de administração da mometasona e incluem:
- Febre;
- Calafrio;
- Cansaço;
- Náusea;
- Vômito;
- Dor de cabeça;
- Dor de garganta;
- Aumento da dor menstrual;
- Dor muscular ou articular;
- Inchaço ou dor nos seios da face;
- Fraqueza;
- Diarreia;
- Azia;
- Nariz entupido;
- Coriza;
- Irritação nasal ou sangramento;
- Garganta seca;
- Aparecimento de manchas brancas dolorosas na boca ou garganta;
- Sensação de queimação na pele;
- Coceira;
- Vermelhidão ou ressecamento da pele;
- Acne;
- Pequenas saliências vermelhas ou erupções cutâneas ao redor da boca;
- Mudanças na cor da pele.
Crianças que fazem uso da mometasona podem ter problemas no desenvolvimento físico, como um crescimento mais lento e dificuldade para ganhar peso. Por isso, durante todo o processo de tratamento, o médico deve ser consultado sobre possíveis riscos.
Contraindicações
A mometasona é contraindicada a pessoas alérgicas a qualquer um de seus ingredientes, bem como a outros corticoides. Ela também deve ser evitada ou usada com cautela, mediante prescrição médica, por quem tem diabetes ou já desenvolveu síndrome de Cushing, condição causada pelo excesso de hormônios circulando pelo corpo.
Históricos de catarata, glaucoma, herpes, osteoporose, pressão alta no olho, doença hepática, varicela, sarampo ou tuberculose precisam ser compartilhados com o médico. Isso porque os efeitos colaterais do medicamento podem desencadear ou piorar condições pré-existentes.
Revisão técnica: Sabrina Bernardez Pereira (CRM 154.981/RQE 45120), médica Escritório de Valor em Saúde Einstein. Doutorado em Ciências Cardiovasculares UFF, título de especialista em Cardiologia SBC/AMB.