A asma é uma doença pulmonar crônica, caracterizada pela inflamação e contração muscular ao redor das vias aéreas, o que dificulta a respiração. Ela pode afetar pessoas de todas as idades, e seus sintomas incluem tosse, chiado, falta de ar e aperto no peito.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), cerca de 300 milhões de pessoas convivem com o problema no mundo, sendo cerca de 20 milhões no Brasil. Embora possa se manifestar de maneira grave, e até levar a óbito, a condição pode ser controlada com o tratamento adequado.
Vídeo: Asma tem cura? Mitos e verdade sobre a doença
Conheça sete mitos e verdades sobre essa doença:
1. Asma desaparece sozinha
Mito. A asma é considerada uma doença crônica, ou seja, não tem cura definitiva. Com o devido acompanhamento médico, o problema pode ser controlado, mas tende a piorar se o tratamento não for feito da maneira correta.
2. Fumaça de cigarro pode desencadear crises
Verdade. A fumaça é um potente irritante das vias respiratórias e pode provocar inflamações nos brônquios, levando a crises. Por isso, é fundamental que pessoas com asma não fumem e evitem compartilhar ambientes com fumantes.
3. Pessoas com asma podem praticar atividades físicas
Verdade. Exercícios aeróbicos são recomendados para quem tem asma, pois ajudam a reduzir a inflamação dos brônquios, facilitando a respiração. Durante as crises, no entanto, o repouso é indicado, assim como em outros quadros de saúde.
4. A musculação é suficiente como exercício para quem tem asma
Mito. Embora os exercícios de força sejam benéficos, o mais indicado para quem tem asma são as atividades aeróbicas. Isso inclui caminhada, corrida, natação ou dança, que efetivamente estimulam a respiração e ajudam na saúde pulmonar.
5. A asma pode causar insônia
Verdade (em parte). Tosse noturna, chiado no peito e falta de ar são sintomas comuns durante a noite e afetam a qualidade do sono. Além disso, condições associadas à asma, como rinite alérgica e refluxo gastroesofágico, também podem contribuir para noites maldormidas.
6. Bombinhas causam dependência e fazem mal ao coração
Mito. Essa ideia surgiu por causa de medicamentos antigos que, de fato, aceleravam o coração. Contudo, atualmente, os remédios inalados para a asma são seguros e eficazes, com mínimos efeitos colaterais. Eles devem ser usados sob orientação médica e de forma contínua ou em situações de emergência, conforme prescrição.
7. Medicações de manutenção e de resgate são a mesma coisa
Mito. As medicações de manutenção são usadas diariamente para controlar a inflamação e prevenir crises. Já as medicações de resgate são usadas pontualmente durante uma crise, para aliviar sintomas imediatos. Ambas têm papéis diferentes e complementares no tratamento ao problema.
Revisão técnica: Alexandre R. Marra (CRM 87712), pesquisador do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEP) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (FICSAE)