Planejar uma viagem com um bebê pode ser um grande desafio. Ainda assim, muitas famílias compartilham experiências gratificantes, incluindo o mais novo membro da família nesta aventura. Em alguns casos, viajar pode até ser uma necessidade e não uma escolha. Dessa maneira, é fundamental saber dos principais pontos de atenção para que todos possam desfrutar de um passeio tranquilo e agradável.
Inicialmente, é importante lembrar que um bebê pequeno tem características próprias e pode, por exemplo, precisar mamar durante a viagem. Portanto, algumas providências precisam ser tomadas. Caso o bebê precise mamar (seio materno) durante uma viagem de carro, é necessário parar em local seguro para tirá-lo da cadeirinha. Trocas de fraldas e mesmo um descanso no colo podem ser feitos nessa pausa e a mamãe pode aproveitar para se hidratar e alimentar. Caso seja necessário o preparo da mamadeira, antecipe os materiais e as condições de armazenamento.
Falando em viagem de automóvel, é imprescindível o uso da cadeirinha de segurança. Em viagens de trem, navio ou avião, também é preciso respeitar as regras de segurança de bordo, evitando riscos desnecessários e acidentes. Para algumas companhias aéreas, o uso da cadeirinha é opcional. Informe-se antes da viagem.
Logo após o nascimento, recomenda-se apenas viagens de avião que sejam realmente inadiáveis, pois o sistema imunológico do bebê ainda está imaturo e o risco de transmissão de doenças infectocontagiosas aumenta em locais fechados e com muitas pessoas. A mudança de pressurização na cabine durante o voo leva a mudanças de pressão na orelha média, o que pode causar dores para o bebê. Portanto, equalizar as pressões é importante e pode ser feito através da sucção constante durante pouso e decolagem – é a hora de colocar o bebê para mamar ou chupar chupeta, por exemplo.
Cuidados com adequação de roupas para diferentes temperaturas e uso de fones de ouvido para oferecer conforto térmico e sonoro ao bebê também podem ajudar a promover uma viagem agradável para toda a família.
É importante a participação do seu pediatra neste planejamento. Ele pode oferecer instruções específicas, como indicação de medicações para possíveis intercorrências que ocorram durante a viagem. Uma consulta aproximadamente 1 semana antes de viajar assegura que o bebê está em condições saudáveis e permite que qualquer dúvida seja solucionada. Boa viagem!
Não deixe de conferir também algumas dicas de segurança para quando chega um bebê na família.
Revisão técnica: Romy Schmidt Brock Zacharias, pediatra do Hospital Israelita Albert Einstein.