Exagerou na bebida? 5 dicas da ciência para “curar” a ressaca

4 minutos para ler

Para muitas pessoas, uma comemoração só é boa se for acompanhada de uma bebida! Se esse é o seu caso, provavelmente está habituado aos efeitos negativos do exagero no álcool: a ressaca.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo!

Esse é um processo natural, que acontece devido à desidratação causada pelo excesso de álcool na corrente sanguínea, somado ao trabalho do fígado e de várias enzimas para eliminar as toxinas presentes nas bebidas e deixar o sangue novinho em folha. Mas, afinal, como podemos evitar essa sensação tão ruim? Será possível minimizar os efeitos de uma ressaca daquelas?

Confira o guia com 5 dicas importantíssimas para garantir que o seu corpo se recupere adequadamente e você consiga retomar a rotina diária!

Nele, você descobrirá uma série de informações como:

  • a importância do descanso;
  • a necessidade de hidratar o organismo;
  • por que um café preto ajuda na ressaca;
  • a importância de uma boa alimentação para a recuperação.

Cinco dicas simples para ajudar na recuperação da ressaca

1) Deixe o corpo descansar

Com certeza, você já ouviu o ditado que diz: “apenas o álcool pode curar a ressaca”. Saiba que isso é um grande mito! O ideal é descansar.

Dê tempo para que o seu corpo se recupere e para que o fígado execute adequadamente as funções. Nada de beber mais ainda, ok?

2) Reponha a água do organismo

Durante o processo de embriaguez, nosso organismo perde muita água. Boa parte disso se dá por conta da diurese, ou seja, a eliminação da urina, que se torna intensificada quando bebemos.

Além disso, precisamos de água para realizar nossas funções vitais e, assim, nos sentirmos melhor. Por isso, não deixe de se hidratar bastante nesse período.

3) Beba café

Uma das melhores alternativas contra a ressaca é o bom e velho cafezinho. Duas xícaras de café preto e forte ao acordar já são suficientes para trazer uma série de benefícios.

Isso acontece por conta da dilatação dos vasos sanguíneos promovida pelo café, que facilita a circulação do sangue e otimiza a eliminação das toxinas do álcool. 

4) Alimente-se adequadamente

Mesmo que você se sinta enjoado, é fundamental garantir nutrientes para otimizar o processamento do álcool pelos órgãos. 

Uma boa opção são as frutas, alimentos ricos em frutose. Esse açúcar trará mais energia e disposição para você. De qualquer maneira, alimentos leves devem ser priorizados.

5) Conte com a ajuda do sal

Pode parecer estranho, mas o sal também é um aliado importante nesse momento. O sódio (como outros sais, como o potássio), é perdido em excesso após a ingestão de álcool, sendo eliminado pela urina. 

Por isso, reponha os sais minerais! Uma boa pedida é a ingestão de bebidas isotônicas que, além de hidratar, fazem com que o corpo entre em equilíbrio em relação aos nutrientes fundamentais.

Como vimos, a cura da ressaca deve levar em conta, basicamente, a recuperação de substâncias importantes para fazer o organismo voltar a funcionar normalmente. Entre elas, podemos citar água, sais minerais e descanso!

Como prevenir a ressaca

Existem algumas maneiras simples de evitar que a resseca aconteça com muita intensidade. A primeira delas é intercalar o consumo de álcool com líquidos naturais, como água, sucos, água de coco, além de comer, para tornar mais lento o processo de absorção do álcool pelo sistema digestivo. O uso de analgésicos, como paracetamol ou dipirona, e antieméticos, medicações contra náuseas, também pode ajudar.

Ficou curioso sobre o assunto? Aproveite e entenda como e por que acontece a ressaca.  

Infográfico ressaca

Posts relacionados