Angioplastia coronária: como é feito o procedimento?

7 minutos para ler

Com problemas cardíacos sendo algo frequente tanto no Brasil como no mundo, a angioplastia coronária é uma opção muito cogitada para aliviar sintomas. A grande vantagem é que esse procedimento é minimamente invasivo, ou seja, não requer grandes incisões.

Neste post, você aprenderá sobre a angioplastia coronária, incluindo porque é feita, como funciona e outras informações. Continue a leitura para saber mais.

O que você deve saber sobre problemas cardíacos?

O coração, irrigado por veias e artérias, é responsável por bombear o sangue para todo o corpo, fazendo com que o oxigênio chegue em todos os pontos do organismo.

As doenças cardiovasculares são consideradas a principal causa de morte tanto no Brasil como no mundo. A obstrução das artérias do coração, em particular, é uma condição comum que pode levar a complicações graves, como ataques cardíacos.

Aterosclerose

Essa obstrução das artérias coronárias é o que chamamos de aterosclerose. O bloqueio acontece porque se formam placas — de gordura, colesterol e outros materiais — nas paredes internas das artérias, estreitando o espaço por onde o sangue passa.

As artérias coronárias são como tubos, responsáveis por levar sangue rico em oxigênio ao coração. Quando elas estão bloqueadas, isso coloca o organismo em risco, podendo causar diversos sintomas e ter complicações.

O que é angioplastia coronária?

A angioplastia coronária é um procedimento médico utilizado para desobstruir as artérias do coração que estão estreitadas ou bloqueadas devido ao acúmulo de placas de gordura. Essas placas podem causar problemas cardíacos, como a angina (dor no peito) ou até mesmo um ataque cardíaco.

Em outras palavras, a angioplastia é feita para remover o bloqueio presente na artéria e liberar a passagem para que o sangue flua melhor.

A diferença entre angioplastia coronária e cateterismo

O cateterismo, também conhecido como angiografia coronária, é um exame que ajuda os médicos a verem as artérias do coração com clareza.

Durante o procedimento, um contraste é injetado nessas artérias. Ele é um líquido visível em radiografias, permitindo aos médicos identificar problemas.

A angiografia ou cateterismo é um exame que geralmente vem antes da angioplastia coronária, e a função é avaliar a extensão e a localização das obstruções. Então, basicamente:

  • a angiografia coronária é um exame específico para visualizar as estruturas das artérias coronárias;
  • a angioplastia é uma intervenção, ou seja, um tratamento.

Quando a angioplastia é indicada?

A angioplastia coronária é um procedimento usado quando as artérias do coração estão estreitadas ou bloqueadas. Os médicos avaliam cada caso para ver se a angioplastia coronária é a melhor opção.

As principais indicações para a angioplastia coronária são:

  • angina estável: estreitamentos nas artérias podem causar dor no peito e reduzir o fluxo sanguíneo para o coração;
  • angina instável: a dor no peito intensa e imprevisível indica risco elevado, mas pode ser aliviada com angioplastia coronária;
  • infarto agudo do miocárdio: procedimento de emergência para desobstruir a passagem e restaurar o fluxo sanguíneo após um ataque cardíaco;
  • estenose coronária assintomática de alto risco: mesmo sem sintomas, a presença de estreitamentos nas artérias coronárias pode indicar um risco elevado, justificando a angioplastia coronária como medida preventiva.

Em todos esses casos, a presença de obstrução ou estreitamento — ou seja, de aterosclerose — é o principal aspecto que leva à indicação para o procedimento.

Como é feito o procedimento?

Antes da angioplastia, vão levar você à sala de procedimentos, onde a equipe médica explicará tudo. Eles também colocarão alguns eletrodos para monitorar o seu coração durante o procedimento.

Para minimizar qualquer dor ou desconforto, será aplicada uma anestesia local na área onde será feita a incisão. Em alguns casos, também pode ser administrada uma sedação leve, para ajudar você a relaxar e se sentir mais confortável.

A equipe médica estará sempre atenta ao seu bem-estar e fará o possível para que você se sinta confortável durante todo o procedimento.

Acesso

Será feita uma pequena incisão, geralmente na virilha, para inserir um tubo, chamado cateter. Ele vai servir tanto para administrar as medicações necessárias como para realizar o procedimento em si.

Cateterização

O cateter é cuidadosamente guiado até as artérias coronárias. Isso é feito por meio da inserção pelo acesso vascular. Mas não se preocupe: você não vai sentir nada, tudo bem?

Nesse momento, um contraste é aplicado para que o médico consiga visualizar melhor as estruturas. Ele funciona como um corante e ajuda a guiar o procedimento, mas é eliminado rapidamente pelo seu corpo depois.

Angioplastia

Quando a obstrução for encontrada, a parte principal do procedimento pode ser feita. Então, o médico vai inserir uma espécie de pequeno balão no cateter e inflá-lo no local obstruído.

Isso comprime a placa de gordura e restabelece o fluxo sanguíneo adequado, mas, com a anestesia ou sedação, não causa dor.

Implante de stent

A angioplastia coronária com stent é uma variação do procedimento, necessária em alguns casos. O stent é um dispositivo metálico em forma de tubo, que serve para manter a passagem da artéria aberta após o procedimento, facilitando o fluxo sanguíneo.

Finalização

Quando o procedimento estiver concluído, o cateter será removido e, se necessário, será feita uma pequena sutura na incisão. Depois disso, vão levar você para uma sala de observação, para que possa se recuperar e ter o acompanhamento necessário antes de ir para o quarto.

Há riscos envolvidos no processo?

Qualquer procedimento médico tem riscos envolvidos. Mas a angioplastia coronária, realizada por uma equipe especializada, tem baixos riscos. Complicações como problemas renais, reações ao contraste ou alterações no coração não são impossíveis, mas são raras.

Durante as consultas e preparativos, os profissionais fornecerão informações sobre os possíveis riscos do procedimento no seu caso.

É importante entender que fazer a angioplastia coronária com uma equipe experiente é mais segura do que deixar a obstrução nas artérias sem tratamento. Confie na equipe médica e siga as recomendações para obter os melhores resultados.

Quais os cuidados pós-procedimento?

Depois da angioplastia, você precisará ficar no hospital por um período de 24 a 48 horas para observação. Durante esse tempo, serão realizados alguns exames extras, como o ecocardiograma e testes de sangue, para garantir que está tudo bem.

Após receber alta, é importante fazer algumas mudanças no estilo de vida. Primeiramente, descanse! E, quando permitido pelo médico, comece aos poucos a prática de atividades físicas. Além disso, uma alimentação saudável desempenha um papel fundamental na sua recuperação.

Como a angioplastia coronária é realizada no Einstein?

No Hospital Israelita Albert Einstein, a angioplastia é realizada no Laboratório de Hemodinâmica do Setor de Cardiologia Intervencionista, seguindo as melhores diretrizes médicas mundiais. Temos equipes altamente qualificadas e toda a infraestrutura necessária.

Após a angioplastia, você ficará sob nossos cuidados por um ou dois dias, seguindo o protocolo padrão. Durante esse período, receberá todos os cuidados necessários para uma boa recuperação. Depois, pode continuar o tratamento em casa.

Seja qual for o hospital responsável pela sua angioplastia coronária, lembre-se de seguir as orientações médicas com atenção, ir a todas as consultas de acompanhamento e realizar os exames solicitados. Saiba que a recuperação pode levar algum tempo — seja paciente com seu corpo. Com o devido cuidado, você estará no caminho para uma boa saúde cardíaca.

Quer saber mais sobre o procedimento? Acesse nossa página sobre angioplastia coronária!

Revisão técnica: Alexandre R. Marra, pesquisador do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEP) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (FICSAE).

Posts relacionados