A bursite é a inflamação ou irritação de uma pequena bolsa chamada bursa, que está localizada entre o osso e outras estruturas móveis, como músculos, pele ou tendões. O problema é mais frequente nos ombros, cotovelos, punhos, quadris, joelhos, tornozelos e pés.
- Quais são as doenças ortopédicas mais comuns? Confira a lista
- Ergonomia: aprenda a mantê-la em alta e cuidar da saúde do seu corpo
Mas, afinal, o que significa ‘bursa’?
Bursa ou bolsa sinovial é uma pequena bolsa cheia de um líquido viscoso localizada no ponto em que um músculo ou tendão roça um osso. Existem dezenas delas em todo o corpo. A função da bursa é facilitar o deslizamento entre as duas estruturas que se tocam.
Bursite é uma forma de artrite?
Não. Como os tendões e as bolsas sinoviais estão localizados próximas das articulações, o processo inflamatório nestes tecidos moles pode ser entendido pelo paciente como uma dor na articulação e por isso ser confundido com a artrite.
Isso é ainda mais comum porque os sintomas da bursite são semelhantes aos da artrite.
Quais são os sintomas da bursite?
Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, os sintomas da bursite são rigidez e dor que piora com o movimento. A dor aparece mais à noite. Pode ocorrer inchaço no local.
Bursite tem cura?
Sim, a bursite tem cura. Normalmente, essa condição é temporária, mas pode se tornar crônica se não houver tratamento e mudança nas atividades diárias.
O que causa o aparecimento de bursites?
A bursite pode surgir após um trauma de forte intensidade ou de vários traumas fracos, mas repetitivos. Por isso, o aparecimento de uma bursite está geralmente associado à prática de atividades físicas, atividades profissionais ou má postura.
Por exemplo, segundo registros do Ministério da Saúde, a bursite de cotovelo é muito comum em certas profissões em que se apoia o corpo sobre o cotovelo, como pintores e bombeiros hidráulicos.
Já a bursite de ombros resulta de atividades que exigem a elevação dos braços e por isso é mais frequente entre professores, pintores e carregadores e entre atletas de vôlei e de natação.
Que exames o médico vai pedir em caso de suspeita de bursite?
O diagnóstico é feito com base na história médica do paciente e no exame físico. Exames complementares podem ser solicitados para confirmar o diagnóstico, como a ultrassonografia e a ressonância magnética.
Como é feito o tratamento da bursite?
Inicialmente, o tratamento tem o objetivo de aliviar a dor, o que se consegue fazendo repouso da articulação afetada, se necessário com o uso de tala para ajudar na imobilização.
Calor úmido e outras modalidades de terapia física ajudam na melhoria da dor aguda. Quanto à medicação, normalmente são usados anti-inflamatórios. Se houver infecção, recorre-se a um antibiótico.
Segundo a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, raramente é necessário fazer infiltrações ou algum outro procedimento mais avançado.
Fisioterapia é útil em casos de bursite?
Sim. A fisioterapia é utilizada para recuperar a amplitude dos movimentos e evitar que o problema volte a aparecer.
Revisão Técnica: Luiz Antônio Vasconcelos, especialista em clínica médica, medicina interna, cardiologia e ecocardiografia. É cardiologista e clínico das unidades de pronto atendimento e do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein.