Como estimular os sentidos do seu bebê?

3 minutos para ler

Os cinco sentidos do bebê: tato, audição, olfato, paladar e visão estão em constante desenvolvimento e podem ser estimulados desde o período da gestação. Saiba como!

Por Dra. Romy Schmidt Brock Zacharias, pediatra do Hospital Israelita Albert Einstein / CRM SP 94 608

Tato

Os bebês começam a desenvolver o tato já no útero, no contato do líquido amniótico com os lábios e a pele.

Após o nascimento, o bebê pode ser estimulado com o contato pele a pele, recomendado já nos primeiros momentos de vida, colocando o recém-nascido no colo, abraçando, ninando e o amamentando.

À medida que ele cresce, podemos oferecer novas texturas, como tecidos finos, esponja, pincel macio, colher metálica etc. Estimule as mãozinhas e os pezinhos.

Audição

A audição é o segundo sentido a aparecer no feto, no 3.º mês de vida. Dentro do útero ele é capaz de ouvir os sons do corpo da mãe, como o coração, a voz da mãe e também sons externos do meio ambiente.

Para estimular desde cedo, cante canções, conte histórias, converse com seu bebê durante a rotina diária, coloque uma música, passeie no parque para que possa ouvir os ruídos do vento e passarinhos ou simplesmente o deixe no colo ouvindo os batimentos do seu coração. Também é importante permitir ao seu bebê momentos de silêncio, para ajudá-lo a perceber a diferença.

Olfato

O olfato do bebê inicia seu desenvolvimento durante a vida intrauterina por volta de 28 semanas de gestação, mas logo após o nascimento o bebê passa a reconhecer os cheiros da mãe, do pai e do ambiente.

Para estimular esse sentido, passeie com o bebê em uma horta ou pomar, sinta os cheiros da natureza ou durante o banho utilize cheirinhos suaves e diferentes.

Evite uso de colônias fortes, produtos de limpeza de ambiente ou mesmo nas roupas dos bebês — cheiros como esses podem ser irritativos e causar incômodo.  

Paladar

O paladar se desenvolve no 3.º trimestre de gestação, quando o bebê sente os sabores através do líquido amniótico.

Esse sentido continua a se aprimorar durante o aleitamento com a percepção dos sabores do leite e segue o seu desenvolvimento na introdução alimentar — na qual diversos outros sabores, além do “doce” (primeiro sabor a ser percebido pelo bebê), são introduzidos.

Visão

O último sentido a se desenvolver é a visão. Quando o bebê nasce, esse sentido ainda está pouco desenvolvido. Nesta fase os bebês enxergam embaçado, sem cores, a uma distância menor que 30 cm. No entanto são capazes de reconhecer o rosto de pessoas próximas.

Por volta de 1 mês já enxergam melhor e começam a seguir com o olhar, mas é apenas após os 6 meses que a visão começa a se aproximar da visão dos adultos, permitindo uma visão mais tridimensional e com distinção de cores mais nítidas.

Para estimular a visão nos primeiros meses, brinque com brinquedos e livros com cores contrastantes, como preto, branco e as cores primárias.

Leia mais