Dicas e cuidados para viajar com bebês

3 minutos para ler

Planejar uma viagem com um bebê pode ser um grande desafio. Ainda assim, muitas famílias compartilham experiências gratificantes incluindo o mais novo membro da família nesta aventura. Inclusive viajar pode ser uma necessidade e não uma escolha …

Por Dra. Romy Schmidt Brock Zacharias, pediatra do Hospital Israelita Albert Einstein/ CRM SP 94 608

É importante lembrar que um bebê pequeno tem características próprias e pode, por exemplo, precisar mamar durante a viagem. Portanto, algumas providências precisam ser tomadas.

Caso a viagem seja de automóvel é imprescindível o uso da cadeirinha de segurança. Em viagens de trem, navio ou avião também é preciso respeitar as regras de segurança de bordo – evitando riscos desnecessários e acidentes. Para algumas companhias aéreas o uso da cadeirinha é opcional. Informe-se antes da viagem.

Caso o bebê precise mamar (seio materno) durante a viagem de carro é necessário parar em local seguro para tirá-lo da cadeirinha. Trocas de fraldas e mesmo um descanso no colo podem ser feitos nesta pausa e a mamãe pode aproveitar para se hidratar e alimentar. Caso seja necessário o preparo de mamadeira, antecipe os materiais e as condições de armazenamento.

Logo após o nascimento desencorajamos viagens de avião que não sejam realmente inadiáveis, pois o sistema imunológico do bebê ainda está imaturo e o risco de transmissão de doenças infectocontagiosas aumenta em locais fechados e com muitas pessoas.

A mudança de pressurização na cabine durante o voo causa mudanças de pressão na orelha média, o que pode deflagrar dor. Portanto equalizar as pressões é importante e pode ser feito através da sucção constante durante pouso e decolagem – é a hora de colocar o bebê para mamar ou chupar chupeta, por exemplo.

Cuidados com adequação de roupas para diferentes temperaturas e uso de fones de ouvido para oferecer conforto térmico e sonoro ao bebê também podem ajudar a promover uma viagem agradável para toda a família.

É importante a participação do seu pediatra neste planejamento. Ele pode oferecer instruções específicas, como indicação de medicações para possíveis intercorrências que ocorram durante a viagem. Uma consulta aproximadamente 1 semana antes de viajar assegura que o bebê está em condições saudáveis e permite que qualquer dúvida seja solucionada. Boa viagem!

Leia mais