Doação de sangue significa salvar incontáveis vidas

3 minutos para ler

Quatro vidas potencialmente salvas graças ao seu ato de amor pelo próximo: esse é o resultado de uma única doação de sangue

Até quatro pessoas poderão receber parte do sangue que você doa. Não há nenhum risco de doença, pois os materiais utilizados são todos descartáveis. Não há nenhum prejuízo para o seu corpo, que no mesmo dia já restabelece os níveis de sangue normais. Ou seja, não há motivo para não doar! Afinal, é um ato de heroísmo que a maior parte de nós pode realizar.

Homens podem doar sangue a cada 60 dias; mulheres, a cada 90 dias. Fazendo as contas, em um ano é possível fazer até seis doações e, desse modo, salvar até 24 vidas! Pense em quantas famílias podemos preservar, quanta tristeza podemos evitar e quanta gratidão podemos gerar… A quantidade é só um detalhe, pois cada vida importa, cada vida vale a pena salvar.

Muitas vezes não prestamos atenção na necessidade da doação de sangue porque as pessoas que conhecemos estão saudáveis. Entretanto, ao longo da vida é natural que alguém mais próximo a você precise de sangue, pelos mais diversos motivos. Mas queremos enfatizar: não espere até esse momento, você pode começar a salvar vidas desde já!

Onde doar sangue

A maior parte dos grandes hospitais públicos, privados e beneficentes possui um lugar especial (reservado para essa finalidade) chamado de banco de sangue, onde os doadores são recebidos (sem nenhum contato com pessoas doentes), no qual o sangue doado é coletado e devidamente armazenado. Dali ele é transportado e direcionado para quem precisa.

O Hospital Israelita Albert Einstein recebe doações de sangue em sua unidade no bairro do Morumbi, em São Paulo. Clique aqui e agende a sua doação de sangue!

Se você não puder doar sangue no Einstein, procure um hospital próximo à sua localização para fazer a sua doação. O mais importante é a sua boa ação.

Quem pode doar sangue (requisitos)

Geralmente, os principais requisitos para poder doar sangue são:

  • ter entre 16 e 69 anos de idade;
  • pesar pelo menos 50 quilos;
  • estar em boas condições de saúde.

Os requisitos podem variar dependendo do banco de sangue. Para saber todas as condições necessárias para doar sangue no Einstein, clique aqui.

Agradecemos a todos os doadores regulares e esporádicos que contribuem com o estoque do banco de sangue do Einstein! Só conseguimos salvar tantas vidas com o apoio de vocês. #doesangue

Leia mais