Quais as características do atendimento humanizado?

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Você já ouviu falar sobre o atendimento humanizado? Esse tema caminha lado a lado com os avanços da Medicina. Diariamente, cientistas ao redor do mundo descobrem novas técnicas, informações e detalhes que ajudam a salvar milhões de vidas todos os anos. No entanto, não é só nisso que estamos sempre evoluindo.

Além de estratégias modernas e tecnológicas para tratar as doenças de forma cada vez mais eficaz, a Medicina (e a área da saúde como um todo) também evolui em questão de humanização. Empatia, respeito, carinho e cuidados são apenas algumas palavras-chave desse contexto.

Só com isso já deu para ter uma noção do que é o atendimento humanizado, não é mesmo? Mas é claro que isso não é tudo! Continue a leitura e confira mais detalhes sobre essa estratégia primordial para a saúde do século XXI.

O que é o atendimento humanizado?

É uma tendência que usa critérios como a empatia e a comunicação aberta entre médico e paciente para funcionar como base nos atendimentos da área da saúde.

Assim, o paciente passa a ser tratado como um indivíduo, e não como um “objeto de estudo” ou um sintoma que precisa ser desvendado e tratado.

Como surgiu o atendimento humanizado?

Por muitos anos, a Medicina foi uma ciência praticada com base no empirismo. Ou seja: as técnicas utilizadas eram testadas quase que sempre nos próprios pacientes e, a partir daí, resultados eram observados.

Esse foi um período muito importante para a área médica, mas também muito sofrido para os pacientes. No entanto, não havia conhecimento ou recursos necessários para que fosse diferente naquela época.

Com o passar dos séculos, a ciência avançou e outros métodos passaram a ser utilizados para testar as hipóteses. Questões como a dor e o desconforto foram minimizados ou cessados com a descoberta da anestesia e o atendimento, em geral, melhorou bastante.

Mas não era o suficiente. Ainda faltava algo: o calor humano. Muito se fala sobre o amor em áreas como Medicina, Enfermagem ou Odontologia. Mas, por muitos séculos, a coisa não foi bem assim.

Nessas épocas, o foco estava em tratar o sintoma ou a doença, e não o paciente. Com o atendimento humanizado, há uma revolução nesse tipo de pensamento e o foco passa a ser o indivíduo que está apresentando os sintomas.

Assim, você não é mais visto como uma dor de cabeça, por exemplo, e sim como alguém com uma personalidade, uma vida e questões que podem ou não estar influenciando na ocorrência desse sintoma. Dessa forma, toda a sua existência é levada em consideração, com uma abordagem mais amiga, mas ainda assim totalmente profissional e qualificada.

Quais as características do atendimento humanizado?

O atendimento humanizado é um assunto sério e, por isso, tem diretrizes bem determinadas para o seu funcionamento. Elas são pautadas em pilares que traduzem bem o seu significado. Confira quais são eles a seguir!

Ética profissional

Um dos maiores pilares do atendimento humanizado é a ética profissional. Aqui, toda a equipe é não só altamente qualificada, mas também leva muito a sério os ensinamentos obtidos e os juramentos feitos ao longo da graduação e no ato da obtenção do diploma.

Tratamento individualizado

Nenhuma pessoa é uma receita de bolo. Sendo assim, é importante que o tratamento, ainda que siga diretrizes, seja individualizado para as necessidades pessoais de cada paciente. No atendimento humanizado, adaptações, concessões e adições são comuns na rotina.

Respeito às diferenças

Cada pessoa é um mundo e os profissionais humanizados sabem disso. Outro foco desse tipo de abordagem é não só respeitar as diferenças e a diversidade, mas também entender um pouco sobre elas e saber tirar dúvidas sem ser ofensivo ou invasivo. O profissional da saúde humanizado é empático e está sempre disposto a aprender.

Entendimento do sofrimento do paciente

Por fim, outro pilar é a compreensão do sofrimento do paciente e das suas dores, assim como as de sua família. Novamente, empatia é a palavra de ordem, pautando as relações e interações durante todo o tempo.

O que significa falta de humanização no atendimento?

A falta de humanização no atendimento é pautada pela ausência dos pilares mencionados acima. Assim, ela ocorre quando o paciente não é visto como um todo, mas apenas como um “problema que deve ser resolvido”.

Algumas das características desse tipo de atendimento são:

  • falta de empatia;
  • ausência de explicações claras sobre os sintomas, doença ou o tratamento instaurado;
  • pouca paciência;
  • falta de espaço para que o paciente se expresse e exponha as suas dúvidas e receios;
  • atendimento rápido demais;
  • atendimento distanciado, sem contato visual ou conversa mais aberta.

Se você passou por uma dessas situações ou até mesmo deixou o consultório com a sensação de que não foi realmente acolhido, é provável que tenha feito parte de um atendimento não humanizado.

Por que buscar atendimento humanizado?

Agora que você já sabe o que esperar e o que não esperar de um atendimento humanizado, é importante entender os motivos que tornam esse tipo de estratégia tão importante para a sua saúde. Confira!

Construção de uma relação de confiança

Um dos pontos de destaque quando o assunto é a importância do atendimento humanizado é, sem dúvidas, a possibilidade da construção de uma relação de confiança entre a equipe médica e o paciente. Assim, as trocas são mais verdadeiras e todos saem ganhando!

Dúvidas esclarecidas

Sair do consultório cheio de dúvidas é algo muito comum nos atendimentos não humanizados. Quando o diálogo é bem desenvolvido e há tempo para absorver as informações passadas, boa parte dos questionamentos são solucionados ainda durante a consulta, melhorando a adesão do paciente ao tratamento.

Tratamento personalizado

Quando o paciente é avaliado como um todo, tem acesso a um tratamento personalizado às suas necessidades. Assim, seu estilo de vida, hábitos, preferências e até mesmo questões ideológicas são levadas em consideração na hora de definir a melhor estratégia para tratar os problemas de saúde presentes.

Melhores resultados no tratamento

Nem sempre é possível prever os resultados de um tratamento, mas uma coisa é certa: é bem mais provável que ele dê certo quando as duas partes são sinceras uma com a outra e estão realmente engajadas naquele propósito. Com a construção de uma relação de parceria entre o paciente e a equipe, as chances de tudo dar certo aumentam! 

Aumento das taxas de prevenção

A humanização é, também, uma ótima pedida para áreas como a Medicina Preventiva e a Atenção Primária à Saúde. Se sentir seguro e confortável faz com que o paciente busque o serviço mais vezes, prestando mais atenção em sua saúde e nos sintomas que apresenta, além de fazer acompanhamento periódico.

Gostou de saber mais sobre o atendimento humanizado? Agora, não deixe de priorizar esse tipo de interação sempre que for em busca de um serviço de saúde. E, claro, saiba que são esses os valores seguidos por aqui, no Hospital Israelita Albert Einstein! 

Caso queira entender melhor sobre o assunto ou simplesmente precise tirar uma dúvida, não deixe de entrar em contato com a gente! A nossa equipe está sempre a postos para ajudar você com o que for necessário.

Revisão técnica: Marcelo Costa Batista, pesquisador do Hospital Israelita Albert Einstein e professor associado livre-docente da disciplina de nefrologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). 

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