Quais são as principais causas de dores na coluna? Conheça aqui

6 minutos para ler

Você já passou por algum episódio de dor nas costas? É bem provável que sim. Uma pesquisa conduzida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) constatou que cerca de 41% da população alega ter dores na coluna. Esse número mais do que dobrou durante a pandemia de covid-19, mas já era uma realidade antes mesmo deste evento.

Mas, afinal, o que causa esse tipo de problema? É impossível responder com poucas palavras, já que as dores na coluna são muito complexas e podem ser geradas por diversas situações.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo que vai responder a essa dúvida de uma vez por todas! Continue a leitura e entenda quais são as possíveis causas para as dores na coluna, além de descobrir alguns jeitos de lidar com ela. Vamos lá!

Quais são as principais causas de dores nas costas?

Agora, é hora de você conhecer algumas das principais causas de dores nas costas. Vamos lá?

Postura inadequada

Uma das principais causas de dores nas costas é a postura inadequada. Ficar curvado na frente do computador, por exemplo, é uma atitude vilã para essa região do corpo.

Lesões musculares

Quando temos uma lesão muscular, também sentimos dores nas costas. Isso pode acontecer por conta de ficar em uma posição por muito tempo ou por “puxar” um músculo ao levantar muito peso, por exemplo.

Falta de flexibilidade e exercícios

Dores nas costas também são geradas por falta de alongamento e sedentarismo. Isso faz com que os músculos fiquem “duros” e mais propensos a sofrerem lesões.

Problemas urinários e renais

Alterações urinárias e renais, como infecções ou pedras nos rins, também podem causar dores na região das costas.

Problemas hepáticos

Além disso, alterações como pedras na vesícula podem fazer com que dores sejam sentidas na região das costas.

Problemas respiratórios

Os pulmões se localizam no nosso tórax, tanto na parte da frente quanto na parte de trás, e, por isso, problemas como a pneumonia têm como um dos sintomas principais a dor na região.

Problemas do aparelho reprodutor

Você sabia que há uma forte relação entre ser mulher e sentir dores nas costas? Questões como a cólica menstrual e a endometriose são responsáveis por esse quadro.

Gestação

A gravidez é uma fase linda e não é, nem de longe, vista como um problema de saúde. No entanto, também pode gerar alguns sinais um pouco desagradáveis, como dores nas costas.

Problemas cardíacos

Pouca gente sabe, mas o infarto traz sinais de que vão muito além da dor no peito. Um dos sintomas é a dor nas costas, que também pode estar acompanhada de desconforto na região do pescoço.

Hérnia de disco

A hérnia de disco é um problema relacionado aos discos da coluna vertebral. Quando ocorre a compressão de nervos, o paciente pode sentir uma dor muito forte em suas costas.

Dor ciática

O nervo ciático é o maior do nosso corpo, começando na coluna lombar e indo até o pé. Problemas como a compressão ou inflamação dessa região são responsáveis por causar muita dor.

Dor degenerativa

Por fim, temos a dor degenerativa como uma das causas de dores na coluna. Ela ocorre quando há um desgaste progressivo de estruturas, como os discos vertebrais.

Dor nas costas e dor na coluna são a mesma coisa?

Não. E vamos explicar o porquê!

As dores nas costas são referentes a qualquer desconforto sentido… nas costas! Por isso, pode estar relacionado a problemas nos rins, nos pulmões e, também, na coluna vertebral.

As dores da coluna são referentes a problemas que afetam unicamente as vértebras, nervos e outras estruturas pertencentes a essa região do nosso corpo. Elas são sentidas nas costas, mas isso não quer dizer que sejam a mesma coisa.

Ou seja: toda dor na coluna é uma dor nas costas. Mas nem toda dor nas costas é uma dor na coluna.

Quais são as dores originárias da coluna vertebral?

Como vimos, dores na coluna e dores nas costas não necessariamente significam a mesma coisa. E, então, quais são as causas de dores que se originam na coluna vertebral?

De maneira geral, a lista inclui problemas como:

  • Problemas degenerativos nos discos;
  • Problemas degenerativos das articulações;
  • Hérnia de disco;
  • Artrose, entre outras.

Nesses casos, um dos principais sintomas é de que a dor não é localizada, como acontece nos outros problemas. Ela pode acabar irradiando para outras regiões por conta da pressão em nervos, sendo as pernas e os braços algumas das áreas mais frequentemente afetadas.

Como lidar com as dores nas costas?

Não há um modo certo de lidar com as dores nas costas. Tudo dependerá muito do motivo dessa dor. No entanto, algumas dicas são:

  • Fazer exercícios, mesmo que isso signifique fazer atividades físicas em casa (sempre com a liberação médica);
  • Investir em fisioterapia (como a Reeducação Postural Global, a RPG, excelente para a postura);
  • Fazer yoga ou pilates;
  • Se alongar;
  • Tentar manter uma postura mais adequada;
  • Utilizar compressas nos momentos de dores mais fortes, entre outros.

A dor nas costas é um sintoma inespecífico

Sintoma inespecífico é o nome dado a um sinal que pode pertencer a uma grande variedade de doenças ou problemas de saúde. Por exemplo: uma dor nas costas pode significar a presença de pedra na vesícula ou cálculo renal, uma noite mal dormida ou até mesmo uma questão degenerativa de suas vértebras.

Procure um médico para avaliar a dor e ter um diagnóstico 

Por ser um sintoma inespecífico, é importante que você busque avaliação médica caso a sua dor seja muito forte ou dure mais do que uma semana. Assim, será possível avaliar a origem do problema e tratá-lo da forma correta!

Nesses casos, você pode procurar profissionais como o Clínico Geral ou o Médico da Família. Caso seja necessário, ele vai encaminhar você para uma consulta com outros especialistas, como o Ortopedista ou o Neurologista.

Como podemos ver, as dores nas costas podem significar uma grande variedade de problemas. Cada um deles terá uma abordagem diferente e, por isso, é preciso que você entre em contato com um profissional de saúde para diagnosticar o que acontece em seu caso e tratar a situação de forma correta.

Gostou deste conteúdo? Então aproveite para começar uma outra leitura importante! Fique por aqui e conheça um pouco mais sobre o Médico da Família.

Revisão técnica: Alexandre R. Marra, pesquisador do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEP) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (FICSAE).

Posts relacionados