Enjoo na gravidez é normal? Por que acontece? Quanto tempo dura?

3 minutos para ler

Entre os sintomas clássicos da gravidez estão os enjoos e náuseas. Mas você sabe por que isso acontece?

Por Dra. Romy Schmidt Brock Zacharias e Dr. Romulo Negrini, pediatra e ginecologista do Hospital Israelita Albert Einstein / CRM SP 94 608 e CRM SP 113 055

As náuseas e vômitos da gestação ainda não estão completamente esclarecidos, mas acredita-se que aconteçam devido ao estímulo do hormônio da gravidez, o hCG, sobre uma área no cérebro conhecida como “centro do vômito”. Isso explica porque mulheres grávidas de gêmeos costumam sofrer mais com esses sintomas.

Embora incômodos, sua presença em gestações normais e de forma moderada, indicam bom prognóstico da gravidez, uma vez que há produção hormonal adequada. Por outro lado, os vômitos não podem levar à redução de peso, nem atrapalhar as atividades cotidianas. Neste caso, é importante informar o obstetra sobre este ocorrido para um tratamento adequado.

O que fazer para amenizar a sensação de enjoo?

A principal estratégia para diminuir a sensação de enjoo é alimentar-se em pequenas quantidades, a cada 2 ou 3 horas, evitando comer demais. Preferir alimentos frios e secos, especialmente pela manhã, também pode ajudar. Em raros casos o uso de medicações antieméticas será necessário.

É verdade que limão pode ajudar a cessar o enjoo?

O limão pode elevar a acidez gástrica, que fica reduzida durante a gravidez, mas seu efeito é maior sobre sintomas de azia do que propriamente as náuseas, embora algumas mulheres possam apresentar melhora com esta fruta. Obviamente, ingerir limão puro pode não ser muito agradável, mas misturado em água ou na forma de suco passa a ser bem palatável.

Se a mulher sente enjoo constante, o que ela pode comer?

Não existem restrições alimentares, mesmo para quem sente enjoos constantes. Para amenizar o quadro, deve-se preferir alimentos secos e frios, lembrando-se de fazer pequenas ingestões alimentares a cada 2 ou 3 horas.

Em média, quanto tempo dura o enjoo de gravidez? Um trimestre?

Como o enjoo está associado à produção de hCG ele tende a se iniciar com 5 ou 6 semanas, apresentar um pico entre 8 e 10 semanas e, a partir de então, reduzir. Deve desaparecer completamente em cerca de 16 semanas, muito embora costume cessar antes deste período. A permanência dos enjoos após o 4.º mês requer investigação médica.

Existe algum distúrbio / problema que caracterize uma predisposição ou enjoo crônico?

Mulheres com cirurgias bariátricas ou quadros depressivos tendem a apresentar mais enjoos. Todavia, não é esperado que tal sintoma se torne crônico na gravidez e deve desaparecer até 16 semanas. Sua permanência após esta fase requer investigação, sendo causa comum: pedras na vesícula, uso de medicamentos e depressão.

Leia mais