Lipoma: o que é e como lidar com esse tumor benigno sob a pele

3 minutos para ler

Lipoma é um tumor benigno que fica sob a pele. Geralmente, não exige tratamento, pois não causa incômodo. Se crescer muito, o lipoma pode ser removido por meio de um procedimento cirúrgico simples realizado no consultório.

Quais as características do lipoma?

O lipoma é uma massa de gordura que se forma entre a pele e o músculo. Esse tipo de tumor apresenta crescimento lento e costuma ser inofensivo, não provocando dor nem comprometimento funcional. Ele move-se facilmente sob a pele quando pressionado.

Sua consistência pode ser dura, elástica ou macia, e seu tamanho pode variar de 0,5 cm a 10 cm de diâmetro, embora os mais comuns sejam os pequenos, de 1 a 3 centímetros. Geralmente, eles ocorrem principalmente no pescoço, ombros, costas, abdome, braços e coxas. No entanto, podem surgir em qualquer parte do corpo, incluindo vísceras e cavidades.

Esses tumores são geralmente raros em crianças e tendem a surgir na faixa etária de 40 a 60 anos.

Qual a prevalência do lipoma?

Estima-se que 10% da população tenha lipomas, sendo os tumores benignos mais frequentes, com prevalência em 2,1 casos por grupo de 1.000 pessoas. 

Como identificar um lipoma?

O diagnóstico, na maioria das vezes, é clínico para os casos de lipoma subcutâneo típico, ou seja, o médico é capaz de identificá-lo durante o exame físico.

Para lipomas maiores (com mais de 5 centímetros), o médico pode solicitar um exame de imagem para confirmar sua natureza benigna. Esse tipo de imagem também deve ser obtido se a biópsia do tecido indicar a presença de uma massa infiltrada no lipoma.

Qual o tratamento para lipoma?

A maioria dos casos de lipoma não requer tratamento e alguns podem desaparecer naturalmente.

A remoção pode ser indicada por razões estéticas ou quando o lipoma está exercendo pressão sobre terminações nervosas. Outras indicações para a remoção de lipomas incluem aumento de tamanho, características irregulares, tamanho grande (mais de 5 centímetros) ou quando há suspeita de malignidade.

A cirurgia para a remoção do tumor é simples e é realizada no consultório médico com o uso de anestesia local.

O que causa o aparecimento de lipomas?

O surgimento dos lipomas não tem uma causa conhecida. Como é comum que lipomas apareçam em pessoas da mesma família, acredita-se que haja algum componente genético envolvido.

Quais os cuidados com o lipoma?

Se a protuberância for dolorosa, se a pele na região estiver avermelhada ou quente, ou ainda se a protuberância for rígida e não se mover ao toque, é aconselhável consultar um médico. Nessas situações, pode não se tratar de um lipoma, mas sim de alguma condição que exija mais atenção médica.


Revisão técnica: João Roberto Resende Fernandes, médico do pronto atendimento e corpo clínico, preceptor da residência em Clínica Médica do Hospital Israelita Albert Einstein.

Posts relacionados