A nimesulida é um medicamento anti-inflamatório não esteroide. Ela atua como inibidora de uma enzima responsável pela liberação da prostaglandina, substância que causa inflamação nos tecidos do corpo.
Além disso, a nimesulida ainda tem ação analgésica e antipirética (contra a febre). Por isso, também é usada para lidar com quadros de dor aguda leve ou moderada nos dentes, na garganta e nas vias nasais, bem como contra o inchaço das articulações e cólicas menstruais.
No Brasil, ela é uma medicação classificada com tarja vermelha. Significa que só pode ser comercializada sob prescrição médica.
Vale lembrar que o acompanhamento profissional é essencial para o tratamento com a nimesulida e não é recomendado se automedicar. Cabe ao médico o papel de avaliar o estado do paciente e indicar o número de dias, a frequência e a abordagem ideal para fazer seu uso.
Como usar a nimesulida?
No geral, a nimesulida deve ser consumida após as refeições, até duas vezes ao dia. Esse medicamento pode ser encontrado em diferentes formas: cápsula, supositório, comprimido, gotas e gel. Cada uma delas é indicada para uma situação específica.
Geralmente, o tempo médio estimado para início da diminuição dos sintomas ocorre 15 minutos depois do medicamento ser utilizado. O alívio da dor é a primeira consequência, seguida da atenuação da febre.
Efeitos colaterais
Dentre os efeitos colaterais conhecidos da nimesulida estão:
- Dor de cabeça;
- Tontura;
- Sonolência;
- Desconforto gastrointestinal;
- Náusea;
- Descamação da pele;
- Desconforto abdominal;
- Diarreia;
- Inchaço;
- Hipersensibilidade (broncoespasmo, rinite e angioedema);
- Vermelhidão da pele.
No início da década de 2000, o remédio foi alvo de preocupações após ter sido associado a casos de desenvolvimento de lesões hepáticas. Porém, de acordo com estudos feitos pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA), a situação foi ocasionada pelo uso prolongado do medicamento. Assim, a EMA passou a recomendar que a nimesulida fosse receitada apenas para tratar quadros agudos.
Contraindicações
A nimesulida não deve ser usada por crianças com menos de 12 anos. Também é contraindicada a pessoas com histórico de reações de hipersensibilidade, doenças hepáticas, úlcera péptica ou hemorragia no trato gastrointestinal. Pacientes com distúrbios de coagulação e insuficiência cardíaca também devem buscar alternativas.
Revisão técnica: João Roberto Resende Fernandes (CRM-SP 203006/RQE 91325), médico do Pronto Atendimento e Corpo Clínico, especialista em Clínica Médica do Hospital Israelita Albert Einstein.