A nistatina é um antifúngico que serve tanto para prevenir quanto combater o crescimento de fungos na boca, na pele, na vagina e no trato digestivo, em especial o esôfago e o intestino.
Ela costuma ser recomendada, sobretudo, para o tratamento da candidíase, uma infecção fúngica que é mais comum na região genital, causando coceira intensa, corrimento e vermelhidão. Também é indicada em casos de candidíase oral (o famoso “sapinho”) e esofágica. Em combinação com o óxido de zinco, costuma ser prescrita para tratamento de lesões de pele como a dermatite causada pelo uso de fraldas.
Como usar a nistatina
Comercializada no Brasil como um medicamento de tarja vermelha, ela só pode ser retirada nas farmácias mediante a apresentação de uma receita médica. É nesse documento que o paciente vai encontrar as instruções de uso da nistatina – como as informações sobre frequência, dosagem e número de dias de tratamento.
O antifúngico está disponível nos formatos de suspensão oral, creme vaginal e pomada. Segundo o InfoSUS, a suspensão oral é ideal para os quadros de infecção na cavidade bucal ou no trato digestivo, ao passo que o creme tende a ser recomendado para uso tópico vaginal. A pomada pode ser utilizada na pele.
Efeitos colaterais
Dentre os efeitos colaterais mais associados ao uso da nistatina estão náusea, diarreia, dor no estômago, irritação e sensibilidade, incluindo sensação de queimação e prurido na pele ou mucosa vaginal.
Caso sinta qualquer sintoma de alergia ao medicamento (urticária, coceira intensa ou dificuldade para respirar), o mais indicado é interromper seu uso e buscar ajuda médica imediatamente.
Contraindicações
A nistatina pode não ser adequada para algumas pessoas. Para ter certeza de que ela é segura para você, informe ao seu médico qualquer histórico de reação alérgica aos componentes desse medicamento ou a qualquer outro creme ou pomada.
Revisão técnica: Sabrina Bernardez Pereira (CRM 154.981/RQE 45120), médica Escritório de Valor em Saúde Einstein. Doutorado em Ciências Cardiovasculares UFF, título de especialista em Cardiologia SBC/AMB.