O que é a Staphylococcus aureus?

2 minutos para ler

Há algum tempo a bactéria Staphylococcus aureus ganhou destaque na mídia como responsável pela morte de uma adolescente. Entenda a bactéria e seus perigos agora mesmo!

Por Dr. Jacyr Pasternak, infectologista do Hospital Israelita Albert Einstein / CRM SP 11 034

O que é a Staphylococcus aureus?

A Staphylococcus aureus é uma espécie das muitas do gênero dos estafilococos, um tipo de bactéria integrante da flora residente no corpo humano. Normalmente ela permanece no corpo sem causar doenças.

Conheça as principais dúvidas

Ela está presente no corpo de todos ou somos infectados em certas situações?

Ela está presente nas fossas nasais de 20 a 30% das pessoas. Ele também forma colônias na nossa pele. Se a pele for ferida, por exemplo, pode acabar gerando uma possível infecção.  O mesmo acontece se ela for introduzida na corrente sanguínea, como pode acontecer com usuários de drogas injetáveis.

Quais são as doenças e problemas de saúde que ela pode causar?

A Staphylococcus aureus causa muitos tipos de infecção, desde furúnculos até septicemias (sepse), endocardites (infecções no coração) e abscessos – dependendo do lugar onde se encontra. Uma septicemia causada pela bactéria é uma doença grave, assim como a pneumonia que  tem alta mortalidade.

Os médicos dividem os estafilococos em dois grupos, pela sensibilidade aos antibióticos: os meticilino resistentes (aqui no Brasil utilizamos oxacilina) e os sensíveis. Os resistentes eram quase sempre hospitalares, mas isto mudou: agora existem estafilococos aureus meticilino resistentes vindos da comunidade, ou seja, da população em geral.

Existe cura para os problemas causados pela bactéria?

Cura existe: este germe é combatido com antibióticos, e é fundamental saber se ele é ou não meticilino resistente, porque a escolha de antibióticos muda de acordo com este dado.

Existe prevenção ou formas de evitar possíveis doenças?

Parcialmente. Se você possui espinhas ou furúnculos, não esprema. Comprimir espinha pode disseminar este germe. Em casos de feridas, mantenha-as limpas. Não utilize drogas injetáveis ilegais: mesmo com a seringa descartável, a droga pode estar contaminada com bactérias.

Quer saber mais sobre o assunto e muitos outros ligados à sua saúde? Então inscreva-se em nossa newsletter e passe a receber nossos conteúdos via e-mail agora mesmo!

Leia mais

2 comentários em “O que é a Staphylococcus aureus?

  1. tenho prótese no olho esquerdo,. esta intolerável a dor constante. fiz eame de cultura da secreção, pois esta sempre com secreção(tipo catarro) o resultado deu microrganismo(1): staphylococcos sp. gostaria de mais uma opinião. muito obrigado

Os comentários estão fechados.

error: Conteúdo protegido!