O que é e quanto tempo dura o puerpério?

2 minutos para ler

Pode ser uma fase difícil para a mulher, mas com apoio e tempo, tudo se normaliza

Por Dr. Romulo Negrini, ginecologista / CRM SP 113 055 e Dra. Romy Schmidt Brock Zacharias, pediatra / CRM SP 94 608

O que é puerpério? E quanto tempo dura esse período?

Puerpério é o período após o parto até que o organismo da mulher volte às condições normais (pré-gestação). Assim, ele se inicia com a saída da placenta e termina com a primeira ovulação, que será seguida de menstruação. Sua duração costuma ser variável, especialmente por conta da amamentação, uma vez que esta bloqueia a ovulação. Assim, mulheres que amamentam têm puerpério mais duradouro. Alguns consideram o período de 45 a 60 dias pós-parto, pois acredita-se que nesta fase todos os órgãos (exceto as mamas) já retornaram às condições prévias, independentemente da amamentação. 

Qual a importância da rede de apoio?

Para explicar a importância de uma rede de apoio puerperal, nada melhor do que exemplificar: um bebê mama a cada 3 horas, após isso leva algum tempo para arrotar. Até que ele pegue no sono, uma puérpera dorme quanto tempo? Isso sem contar as trocas de fraldas, banhos etc. Por isso, o apoio, envolvendo fraldas, banhos, cuidados com o coto umbilical, entre outros, é muito importante.

Vale destacar que mais de 80% das mulheres apresentam uma discreta tristeza nos primeiros dias pós-parto, conhecida como blues puerperal, o que pode dificultar ainda mais os cuidados com o recém-nascido.

Quais as dicas para as mulheres passarem por esse período?

Para vencer este período, o mais importante é realmente a rede de apoio, além de evitar a autocobrança, no sentido de buscar ser a mãe perfeita e assumir todas as responsabilidades e ações. Ter resiliência para as coisas que fogem do planejado é muito importante.

Leia mais