Recuperação do corpo pós-parto

2 minutos para ler

Por Dr. Rômulo Negrini, Coordenador de Obstetrícia da Maternidade do Hospital Israelita Albert Einstein / CRM SP: 113 055

Como acontece a recuperação do corpo no pós-parto? Não há uma resposta exata para esta pergunta, pois dependerá das características pessoais e da manutenção ou não do processo de amamentação. Independentemente de quaisquer fatores, apesar da queda gradual, os sangramentos do parto devem desaparecer por volta de 40 dias pós-parto, mesmo tempo em que as cicatrizes entram em fase final de resolução. Mulheres que não amamentam podem voltar a menstruar após este período e, inclusive, engravidar.

As que estão em regime de amamentação exclusiva tem o retorno da menstruação atrasado e variável, de três meses a um ano ou mais. O retorno dos órgãos internos ao seu volume normal, bem como a recuperação de peso, a redução de flacidez da pele e o clareamento de áreas que escureceram pós-parto também podem levar cerca de 1 ano para ajuste completo. Lembre-se de que uma alimentação saudável e prática regular de exercícios físicos (os aeróbicos podem ser retomados cerca de 30 dias pós-parto) são fatores que aceleram a recuperação.

Leia mais
error: Conteúdo protegido!