Ftalatos são substâncias adicionadas a diversos produtos para tornar o plástico mais flexível. Ou seja, qualquer pessoa está sujeita a ter uma grande exposição a esses compostos químicos, encontrados em produtos como detergentes, de higiene pessoal e até embalagens de alimentos.
Os ftalatos atuam como disruptores endócrinos, interferindo na produção de hormônios. Pesquisas já associaram suas altas taxas na gestação a alterações hormonais no bebê durante a infância.
Possíveis efeitos na gestação
Um estudo feito na Universidade Federal do Paraná (UFPR) com 50 gestantes brasileiras detectou altas concentrações de ftalatos na urina dessas mulheres. Os níveis foram maiores do que os encontrados em outros países.
Além disso, os autores também avaliaram os efeitos dessas substâncias em ratos, constatando que elas de fato inibem a produção de testosterona pelo testículo, causando malformações congênitas.
Outras pesquisas também associaram a exposição excessiva a essas substâncias a alterações metabólicas, com maior risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2 e problemas neurológicos.
Segundo os cientistas, os estudos mostram a necessidade de mais pesquisas sobre o efeito dessas substâncias no organismo e de biomonitoramento para quantificar nossa exposição a elas, além da necessidade de regulação e fiscalização.
7 dicas para minimizar a exposição a ftalatos
- Prefira embalagens e recipientes de vidro ou porcelana. Opte por plásticos livres de BPA e ftalatos
- Reduza o consumo de bebidas e alimentos guardados em latas ou plásticos – inclusive água
- Não aqueça nem leve ao micro-ondas alimentos e bebidas em recipientes plásticos
- Prefira as embalagens plásticas com o código de reciclagem (o número que está dentro do símbolo da reciclagem) 1, 2, 4 ou 5
- Prefira alimentos frescos e orgânicos. Lave bem as cascas com água corrente e utilizando esponja. Reduza o consumo dos itens industrializados e embalados em plástico
- Prefira cosméticos neutros e sem fragrância, e opte por produtos com poucos ingredientes na sua composição. Escolha esmaltes hipoalergênicos
- Grávidas devem evitar uso excessivo de produtos de limpeza e cosméticos