3 minutos para ler
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo!
O bom controle glicêmico depende de:

Confira as principais recomendações
- O fracionamento da alimentação é fundamental. Procure realizar 5 a 6 refeições/ dia, com menor volume: café da manhã, almoço e jantar com pequenos lanches nos intervalos;
- Modere o consumo de alimentos fontes de carboidratos: batata, mandioca, pães, biscoitos, massas, tortas e evite os produtos fabricados com “farinha branca”;
- Evite também o consumo de açúcar, mel, doces de modo geral, refrigerantes e produtos industrializados adoçados como, por exemplo: sucos e iogurtes. O açúcar de mesa (sacarose) pode ser facilmente substituído por adoçantes, por exemplo, a base de sucralose e stevia. Existem, também, no mercado substitutos do açúcar, próprios para uso culinário;
- Aumente o consumo de fibras, que diminuem a velocidade de absorção dos carboidratos, ajudando a controlar a glicemia.
- Consuma diariamente legumes e verduras (3 a 5 porções) no almoço e jantar. Prefira as versões integrais dos pães, torradas, biscoitos, arroz e massas e consuma com moderação;
- Prefira os alimentos fonte de boas gorduras: azeite de oliva, abacate, castanhas, salmão. Pessoas com diabetes tem um risco cardiovascular aumentado, então previna-se!
- O consumo diário de frutas é muito importante, mas não exagere nas quantidades, pois elas possuem “frutose”, uma forma de carboidrato que também eleva a glicemia. Consuma 3 porções de frutas por dia e em horários diferentes (fracionadamente). Atenção ao consumo de sucos que podem conter várias porções de frutas, exemplo: 1 copo de suco de laranja contém aproximadamente 3 laranjas!
- Bebidas alcoólicas, quando liberadas pelo seu médico, não devem ser consumidas isoladamente e sim acompanhadas de alimentos, pois podem provocar hipoglicemia.
- Mantenha um peso saudável: se o seu peso está acima do recomendado procure manter um plano alimentar para redução do peso. Inclua na sua dieta carnes magras, grãos integrais, produtos lácteos sem gordura e hortaliças, com regularidade. Evite o excesso de gorduras e de bebidas alcoólicas.
- Mastigue bem os alimentos e aprenda a saboreá-los: a mastigação estimula o centro da saciedade (localizado no cérebro) e este processo demora cerca de 20 minutos para ocorrer, tempo mínimo que você deve dedicar à sua refeição. Saboreie os alimentos e coma com prazer!


Quer saber mais sobre esse e diversos outros assuntos ligados à sua saúde? Então se inscreva em nossa newsletter e passe a receber nossos conteúdos diretamente em seu e-mail!
SITE EXCELENTE – AMO TODAS AS DICAS SOBRE NUTRIÇÃO QUE VOCÊS DISPONIBILIZAM.
MUITO OBRIGADA!