O câncer de rim é uma doença ocasionada por uma multiplicação anormal de células na região renal. Esses órgãos são encontrados nos dois lados do corpo, logo abaixo da caixa torácica, e atuam na filtragem do sangue, na produção de hormônios e da urina.
Existem diversos tipos de neoplasias malignas que podem se formar nos rins, mas o tipo mais recorrente chama-se carcinoma de células renais (CCR). Segundo o Ministério da Saúde, representa 5% de todos os cânceres em homens no país e 3% dos casos em mulheres.
Vídeo: Dor na lombar e sangue na urina – quais são os sintomas de câncer de rim?
Conheça mais sobre o câncer de rim:
Fatores de risco
Dentre os principais fatores de risco conhecidos para o desenvolvimento de um quadro de câncer nos rins estão:
- Hipertensão arterial;
- Obesidade;
- Tabagismo;
- Idade avançada (seu pico de incidência ocorre entre os 60 e 70 anos);
- Histórico familiar.
Sintomas
Muitas vezes, as neoplasias renais são doenças silenciosas em seus primeiros estágios. Isso significa que elas não necessariamente se manifestam na forma de sintomas típicos.
Nos casos mais agravados, quando os tumores apresentam um tamanho maior ou estão com metástase, alguns efeitos podem aparecer:
- Dor lombar persistente;
- Febre intermitente;
- Dores no abdômen;
- Presença de sangue na urina;
- Perda de apetite e emagrecimento rápido sem motivo específico;
- Perda de massa muscular.
Diagnóstico
Na maioria dos casos, a presença de sangue na urina é o que leva as pessoas a procurar ajuda profissional e a iniciar a investigação do quadro.
O diagnóstico costuma envolver a realização de alguns exames:
- Exame de urina;
- Tomografia;
- Ultrassom;
- Cistoscopia (câmera usada para olhar dentro da bexiga);
- Biópsia (remoção de uma amostra de tecido do rim, que é enviada para análise em laboratório).
Tratamento
Para a maioria dos tumores renais, o tratamento é basicamente cirúrgico. Esse procedimento pode retirar somente o tecido maligno do órgão (nefrectomia parcial) ou o rim por completo (nefrectomia radical), a depender de sua extensão e localização e da condição clínica do paciente .
Em algumas situações específicas, nas quais a doença já está metastática ou é recidivante, a cirurgia pode vir associada a outros tratamentos, como a imunoterapia ou quimioterapia.
Prevenção
A melhor forma de se prevenir contra o câncer nos rins é evitar seus fatores de risco: manter uma dieta balanceada, hidratar-se, seguir uma rotina regular de exercícios físicos, prestar atenção ao próprio peso e evitar o tabagismo.
Revisão técnica: João Roberto Resende Fernandes (CRM-SP 203006 / RQE 91325), médico do Pronto Atendimento e Corpo Clínico, especialista em Clínica Médica do Hospital Israelita Albert Einstein.