Quando iniciar ou retomar a atividade física após o parto?

2 minutos para ler

A atividade física no pós-parto tem inúmeros benefícios, como acelerar a perda de peso, melhorar o bem-estar da mulher, além de favorecer a amamentação. Porém, quando devemos iniciar ou retomá-la? Nosso ginecologista, Dr. Romulo Negrini responde essa e outras dúvidas. Confira!

Por Dr. Romulo Negrini, ginecologista do Hospital Israelita Albert Einstein / CRM SP 113 055

Ao retomar ou iniciar a atividade física, os exercícios devem ser leves e com aumento progressivo de intensidade. Atividades aeróbicas, como caminhada, bicicleta, corrida, devem ter duração de 30 minutos por dia, cinco dias da semana e são um excelente começo.

Tipo de parto interfere?

Sim. O momento de retomada das atividades físicas dependerá da via de parto. Partos vaginais não estabelecem restrição temporária, sendo as atividades permitidas a partir do momento que a mulher se sentir preparada.

Já em relação à cesariana, a literatura médica apresenta diversas “opiniões”, mas em geral a orientação é aguardar cerca de 6 semanas pós-parto para atividades mais leves e 12 semanas para o início de exercícios de alto impacto, como musculação.

Lembrando: a atividade deve ser prazerosa. Assim, a mulher deve buscar o exercício que mais lhe agrada. Por outro lado, considerando a gravidez e o parto, exercícios para fortalecimento da musculatura pélvica são recomendados e benéficos.

Leia mais

Deixe um comentário