Quais são os temas de saúde e as respectivas cores de cada mês do ano?

5 minutos para ler

Ao longo do ano ouvimos falar sobre alguns meses com cores específicas, associações nascidas em campanhas de saúde do Brasil e do mundo. Será que você conhece todas? Tentamos reunir as principais neste post, confira!

O que significa Janeiro Branco?

O mês de janeiro, primeiro mês do ano que representa o início de uma nova jornada para todos, destina-se à conscientização sobre a importância da saúde mental. Também é conhecido como “Janeiro Roxo”, pois desde 2016, o Ministério da Saúde associou a cor roxa ao mês para chamar a atenção sobre a hanseníase, doença infecciosa e contagiosa que causa manchas na pele.

O que significa Fevereiro Roxo?

Fevereiro, apesar de ser um mês curto, é dedicado à conscientização sobre várias doenças: lúpus, doença de Alzheimer e fibromialgia — todas incuráveis. Existe também a versão “Fevereiro Laranja”, dedicada à conscientização sobre a leucemia e sobre a importância da doação de medula óssea.

O que significa Março Azul-Marinho?

É o mês dedicado às medidas de prevenção ao câncer colorretal, também conhecido como câncer de intestino, de cólon e/ou reto, o segundo tipo de câncer mais comum entre os brasileiros. Há também a versão “Março Lilás”, cujo foco é a prevenção do câncer de colo de útero.

O que significa Abril Azul?

O dia 02 de abril também é conhecido como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, criado em 2008 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Por isso, o Abril Azul é voltado ao debate sobre o autismo.

O que significa Maio Amarelo?

Desde 2014 o amarelo de maio é dedicado à prevenção de acidentes de trânsito. Sua outra versão popular, o “Maio Vermelho”, visa conscientizar sobre o câncer bucal. Há, ainda, o “Maio Cinza”, referente ao câncer cerebral.

O que significa Junho Vermelho?

Um dos maiores desafios das instituições de saúde é manter seus bancos de sangue abastecidos para poder cuidar de todos que precisam deste recurso e para salvar vidas. Por conta disso, o “Junho Vermelho” faz menção à importância de doar sangue, já que dia 14/06 é o Dia Mundial do Doador de Sangue. Junho também pode ser laranja para abordar duas doenças relacionadas ao sangue: a anemia e a leucemia.

O que significa Julho Amarelo?

São dois grandes motivos para o mês de julho ser amarelo: conscientizar sobre o câncer nos ossos e também sobre as hepatites virais. Caso você veja “Julho Verde” em algum lugar, ele se refere ao câncer de cabeça e pescoço, que incluem os tumores de faringe, laringe, lábios, cavidade oral, cavidade nasal e tireoide.

O que significa Agosto Dourado?

Os primeiros sete dias de agosto representam a Semana Mundial da Amamentação. Dourado faz menção à importância do aleitamento materno. Outras variações de agosto são: laranja, referente à esclerose múltipla, e verde-claro, referente ao linfoma.

O que significa Setembro Vermelho?

É sobre a saúde do coração, afinal as doenças cardiovasculares representam a maior causa de mortes no Brasil e no mundo. Dia 29 é o Dia Mundial do Coração. Setembro também pode ser verde, fazendo menção à doação de órgãos e à prevenção do câncer no intestino. Um mês cheio de significados que, em sua versão amarela, visa conscientizar sobre a prevenção ao suicídio e, em sua versão dourada, aborda o câncer infantojuvenil.

O que significa Outubro Rosa?

Um dos meses mais conhecidos por sua cor e causa é o mês de outubro. O famoso “Outubro Rosa” foi uma das primeiras campanhas de saúde criadas nos Estados Unidos, na década de 1990, e é dedicado à conscientização sobre o câncer de mama.

O que significa Novembro Azul?

Complementando outubro, que foca na saúde feminina, novembro enfatiza a saúde masculina, especialmente a prevenção e conscientização sobre o câncer de próstata. A cor azul também contempla uma doença crônica muito frequente: o diabetes, cujo dia mundial é 14 de novembro. Por fim, novembro também é roxo, pois dia 17 é o Dia Mundial da Prematuridade, data que levanta questões relacionadas ao nascimento prematuro como, por exemplo, a importância da doação de leite materno.

O que significa Dezembro Laranja?

Em paralelo com o início do verão no hemisfério sul, o laranja do mês conscientiza sobre o combate ao câncer de pele. Outra versão do mês, o “Dezembro Vermelho”, aproveita que o primeiro dia do mês é o Dia Mundial do Combate à Aids para lembrar a todos da importância de se prevenir essa doença, o HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis.

Não importa o mês: cuidar da sua saúde é algo que deve ser feito sempre, tanto por meio da prevenção como do tratamento de quaisquer problemas. Compartilhe este post com seus amigos e familiares para aumentar ainda mais a conscientização sobre as datas!

Conheça o conceito das Clínicas Einstein

Leia mais