Semana do Sono: sobre a importância da quantidade e qualidade do sono

2 minutos para ler

Você dorme bem? Saiba que este trio é imbatível para manter uma boa saúde:

  • Tenha uma alimentação equilibrada e variada;
  • Pratique atividades físicas regularmente;
  • E, também muito importante, tenha uma adequada rotina de sono.

Dormir é essencial para termos mais disposição e vigor no dia a dia, o que ajuda na nossa produtividade e contribui muito para a qualidade de vida. É quando dormimos e nosso corpo descansa que nosso cérebro melhor processa, armazena e elimina algumas informações, em uma rotina diária, ao mesmo tempo de forma celular e complexa — tudo isso para nossa recuperação. Além disso, nosso organismo trabalha de diferentes formas enquanto dormimos para manter tudo em equilíbrio e em perfeito funcionamento.

Vejamos outros fatos relacionados ao sono:

  • Um adulto precisa em média de 7 a 9 horas de sono por noite para recompor suas energias e realizar todas as funções orgânicas que acontecem enquanto dormimos;
  • A falta de sono ou a má qualidade dele influencia diretamente em nosso humor, gerando estresse e irritabilidade;
  • Sem dormir direito, podemos nos sentir cansados, ansiosos, sem disposição e até nervosos;
  • Dormindo bem, ajudamos a prevenir problemas psicológicos, auxiliamos nosso corpo na restauração física, mental e na consolidação da memória;
  • Com um sono adequado, mantemos o metabolismo saudável, o apetite regular, o sistema imunológico fortalecido, assim como corpo e mente mais preparados para lidar com as demandas rotineiras.

Toda essa importância justifica cuidarmos com mais atenção desse tema. Por isso, todos os anos, no Brasil, celebramos a Semana do Sono, que, neste ano, acontece de 15 a 21 de março. Para ajudar com a compreensão da importância do sono adequado, sempre trazemos o tema para a discussão em nossos canais.

Agora que você está mais consciente, na próxima oportunidade que tiver lembre-se de relaxar, apagar as luzes e curtir uma boa noite de sono!

Confira abaixo (ou faça o download clicando aqui) o pequeno e-book que o Einstein preparou sobre o tema:

infografico-dicas-saude-do-sono

Outros posts sobre o tema:
Leia mais