Sintomas do câncer e a importância de conhecê-los

3 minutos para ler

Os sinais e sintomas de cada tipo de câncer são distintos. E mesmo pacientes diagnosticados com neoplasias semelhantes podem apresentar sinais e sintomas diferentes. No entanto, algumas alterações no organismo devem ser observadas.

Por Dr. Rafael Kaliks, oncologista do Hospital Israelita Albert Einstein / CRM SP 83 502

Sem tempo para ler? Ouça o artigo completo. Clique no play acima.

“Óbvio que na maioria das vezes sintomas novos não terão qualquer relação com o câncer, o paciente não deve ter medo, mas quando surge um novo sintoma, seja dor, uma nodulação, sangramento nas fezes ou sangramento vaginal em mulheres que já estão na menopausa, entre outros, ele deve ser levado à atenção de um médico”, afirma o oncologista Rafael Kaliks, do Einstein.

Entre os sinais de alerta, o médico lista: a presença de nódulos palpáveis, feridas que não cicatrizam (especialmente na cavidade oral), hemorragias nos orifícios naturais (sangramento na tosse e nas fezes, por exemplo), alteração na cor e no tamanho de pintas na pele, alteração do hábito intestinal, rouquidão por mais de duas semanas, anemia, perda de peso e fadiga. “Lembrando que não são sintomas específicos, podem ser consequência de outras doenças.”.

Sintomas mais comuns de alguns tipos de câncer

Mama

Nódulo único endurecido; abaulamento de uma parte da mama; inchaço da pele; vermelhidão na pele; inversão do mamilo; sensação de massa ou nódulo em uma das mamas; sensação de nódulo na axila; espessamento ou retração da pele ou do mamilo; secreção serosa ou com sangue pelos mamilos; inchaço do braço; crescimento de uma das mamas.

Intestino

Diarreia ou constipação persistentes que não costumavam existir; presença de sangue nas fezes; dor abdominal (cólica); sensação de inchaço abdominal; perda de peso sem motivo específico; cansaço e fadiga constante; náuseas e vômitos.

Próstata 

Aumento da frequência urinária; fluxo urinário fraco ou interrompido; sangue na urina; sangue no líquido seminal; dor ou ardor durante a micção.

Estômago

Falta de apetite; perda de peso; dor abdominal; desconforto abdominal; náuseas; vômitos com ou sem sangue; inchaço ou acúmulo de líquido no abdômen; azia, indigestão ou úlcera.

Cérebro

Dor de cabeça; náuseas; vômitos; visão turva; problemas de equilíbrio; convulsões; sonolência.

Pulmão

Tosse; dor no peito; rouquidão; perda de apetite; falta de ar; fadiga; tosse com sangue ou mucosa; infecções; perda de peso inexplicada.

Colo do útero

Sangramento vaginal anormal; secreção incomum vaginal; sangramento após a menopausa; sangramento após relação sexual; dor durante a relação sexual.

Quer se manter atualizado e receber os conteúdos do Einstein em primeira mão? Então assine nossa newsletter e não perca nenhum post!

Leia mais

26 comentários em “Sintomas do câncer e a importância de conhecê-los

  1. Tenho Liquem escleroso e morro de medo de passar pra um câncer, vivo com diarréia tbm,tenho vários tipos de câncer na família, isso me preocupa muito . E gostei muito da matéria de vcs. Gostaria de receber mais informações.

    1. Coma pimenta ou molho de pimenta vermelha no almoço e janta e tenha a certeza que nunca terá câncer,e também a planta aranto,te garanto nunca ter nenhum tipo de câncer!

  2. Tenho a anos dor numa perna inteira .tenho medo de câncer nos ossos acordo com muita dor tenho caso de câncer na família.

  3. ola eu tive um carcinoma de tireoide há 12 anos fiz cirurgia tirei tudo fiz iodoterapia a gora ha 6 meses me apareceram uns nódulos na garganta o que devo fazer

  4. Tenho um sinal vermelho q era peqn mas devido eu ter tido uma coceira gde acabou q o mesmo saiu do lugar e subiu um pouco pra cima do meu braço e hj machuquei sem querer e ele sangrou um pouco ficou roxo escuro e agr saiu tipo uma pele de cima tenho medo de ser coisa pior

  5. tenho Chagas no coração e tenho vários sintomas indedífica se e câncer ou da chagas 49 anos eu tenho e aposentada

  6. Tenho um caroço na mama direita, foi ao mastologista, ele disse que eu não ficar preocupada que não é nada grave!

  7. No meu ver, alguns profissionais serem mais atentos na reclamação do paciente, uma conhecida mais de 30 a os amamentava, tinha cilicone, se queixava para o médico, respondia: mamãe não se preocupar é leite empedrado, vai passar, outubro rosa, a mãe dela ficou cobrando buscasse ajuda, fez biópsia, notícia para está mãe jovem CÂNCER NAS DUAS MAMAS. CÂNCER NÃO APARECE DE UM DIA P/ OUTRO. SÃO SINTOMAS DE TEMPO.NAO TINHA EXTERNAMENTE UM SINAL. MASTOLOGISTAS, GINECOLOGISTAS, MAIS ATENÇÃO. E ERA PARTICULAR DE CONVENIO. AGORA A MULHER JOVEM PERDEU CABELO, TIRAR AS DUAS MAMAS DEPOIS DA QUIMIO SE DER.PIOR O TRATAMENTO GENTE, A FAMILIA TD SOFRE. MAIS CARINHO COM O SER HUMANO EM TODAS PRODUÇÕES TDS. OBRIGADO

  8. A melhor coisa é o alto conhecimento ,em maio 2019 descobrie um nódulo palatável, fui na ginecologista que pediu todos os exames mamografia,cenografia e segundo ela era cisto de gordura. Estava tudo bem que não me preocupasse. Cinco mês depois pareceu um outro nódulo na mesma mama direita,foi quando fui na mastologista que também pediu novos exames ecografia, que segundo ela também não era nada .Bom sou técnica de enfermagem tenho um pouco de conhecimento na área e alendo mais conheço meu corpo perguntei se poderia fazer uma punção ou uma biópsia. Foi quando ela disse pra tira suas dúvidas vou pedir .No dia 9 de novembro recebie o resultado da biópsia . Que para minha supressa era carcinoma invasivo 1 cm.Se não fosse pela minha insistência ,estaria até hoje achando que tava tudo bem.
    Graças a Deus ja comecei o tratamento é agora aguardando a cirurgia .É importante se conhecer,se toque não tenham vergonha. E insista se acha que tem algo errado.consulta o mastologista ele é o especialistas em doenças da mama

  9. Estou inchada. Pé maos, sinto que o corpo inteiro está inchado.
    Estava com problemas gastricos e o medico pediu exame de endoscopia (achei que era estomago), mas era esofago inflamado e pedras na vesicula (estou aguardando chamarem para tirar a vesicula).

    O problema é que agora estou inchada e urina meio escura.

    O que pode ser?

Os comentários estão fechados.

error: Conteúdo protegido!