Vitamina B12 baixa: confira os sintomas, causas e tratamento

7 minutos para ler

Em tese, uma alimentação equilibrada deveria ser capaz de suprir todos os nutrientes necessários para que nosso organismo se mantenha saudável e capaz de realizar todos os processos essenciais a sua manutenção. No entanto, devido a problemas na composição da dieta ou na absorção de vitaminas e minerais, pode haver determinada deficiência. Um exemplo disso são os casos de vitamina B12 baixa.

Sem tempo para ler? Confira este conteúdo em áudio:

Como não poderia deixar de ser, essa vitamina exerce uma série de funções essenciais ao organismo. Com isso, é essencial que eventual deficiência seja identificada e suprida de forma adequada. Ao longo deste conteúdo você terá suas perguntas sobre a vitamina B12 respondidas. Boa leitura?

Quais os benefícios e as funções da vitamina B12

A vitamina B12, também chamada de cobalamina, é uma um grupo de componentes do complexo B que tem como principal componente o cobalto. A partir do momento em que é ingerida, a vitamina B12 participa do metabolismo de uma série de carboidratos e ácidos graxos, além da síntese de diversas proteínas.

A vitamina B12 está presente na produção de energia das células, da manutenção e do reparo de componentes do sistema nervoso. Além disso, ao lado da vitamina B9, ela contribui para o desenvolvimento e a maturação das hemácias (os glóbulos vermelhos do sangue), responsável pelo transporte de oxigênio no organismo. Assim, a deficiência de vitamina B12 pode favorecer quadros de determinados tipos de anemia.

Quais as principais fontes dessa vitamina?

Alimentos de origem animal são as principais fontes de vitamina B12. Assim, uma dieta que contenha carne (seja ela bovina, suína, de aves ou de peixes de frutos do mar), ovos, leites e derivados tendem a ser capazes de garantir as quantidades ideais desse nutriente.

Isso acontece porque bactérias que estão presentes no solo liberam a vitamina B12 ao serem degradas pelo sistema digestivo de animais, que consomem as raízes e o pasto em contato com o solo. No mais, alguns cereais fortificados podem contribuir com o aporte diário necessária da vitamina.

O que causa a baixa quantidade de vitamina B12?

Considerando que alimentos de origem animal são as principais fontes de vitamina B12, é natural que quem siga tipos de dieta que restrinjam tais fontes de alimento sofram com mais frequência dessa deficiência. Logo, vegetarianos e, em especial veganos, devem ter atenção redobrada a essa questão. Mães veganas que amamentam seus filhos devem estender essa preocupação ao lactente.

Porém, a dieta não é o único fator para desencadear a deficiência da vitamina B12. Problemas de absorção no organismo podem fazer com que individuo sofra com a falta da vitamina mesmo ingerindo a quantidade adequada de alimentos capazes de fornecê-la. Seja como for, as causas para esse problema são muitas e podem variar conforme a idade.

No mais, determinadas doenças e o uso de alguns fármacos pode também prejudicar a absorção adequada da vitamina B12. Desse modo, em todos esses casos, o organismo não consegue aproveitar aquilo que foi ingerido com a alimentação, levando à deficiência.

Quais as consequências da vitamina B12 baixa?

A partir do momento em que a deficiência de vitamina B12 se torna constante, o paciente pode experimentar uma série de sintomas. Contudo, vale reforçar que não são raros os quadros em que o baixo nível de vitamina B12 permanece assintomático, até ser descoberto em um exame de rotina, por exemplo.

De qualquer forma, entre os sintomas mais comum em quem tem deficiência de vitamina B12 estão:

  • sintomas de anemia (cansaço, fraqueza e tontura);
  • perda de peso;
  • alteração do funcionamento do intestino, levando à perda de peso;
  • problemas de memória e outras disfunções cognitivas;
  • sintomas depressivos;
  • icterícia;
  • despigmentação da pele;
  • sensação de queimação na língua (que pode ficar avermelhada);
  • pequenas fissuras nos cantos da boca.

Como repor a vitamina B12 quando ela está baixa?

Embora importante, a simples presença dos sinais e sintomas listados acima não são capazes de apontar para a confirmação do diagnóstico de vitamina B12.

Para isso, o médico ou nutricionista deve solicitar que o paciente faça um exame laboratorial, por meio da coleta de uma amostra de sangue. Esse exame, ao mesmo tempo, deve ser capaz de apontar a quantidade de folato (ou seja, da vitamina B9 no organismo).

Em casos avançados, pode ser solicitado um Teste de Schiling, no qual o paciente é submetido a uma aplicação de vitamina B12 para garantir que a vitamina está sendo absorvida de forma adequada, avaliando laboratorialmente a urina. Esse exame é essencial principalmente diante da suspeita de anemia, sobretudo quando o hemograma não é capaz de confirmar ou excluir tal possibilidade.

Uma vez confirmada a deficiência da vitamina B12, a suplementação deve ser feita conforme orientação profissional. Em geral, isso acontece quando os valores identificados nos exames estão abaixo de 200 pg/ml, embora esse patamar de referencia possa variar de acordo com uma série de fatores.

Em todo caso, normalmente são prescritos suplementos com quantidades de vitamina B12 que podem variar entre 1.000 e 2.000 mcg por dia. Todavia, quadros mais graves podem exigir uma quantidade maior para oferecer os benefícios esperados da reversão do problema. Em geral, a suplementação deve ser mantida até a resolução do problema que causa a deficiência. Caso contrário, pode ser necessário mantê-la pela vida toda.

Cuidados necessários durante a suplementação de vitamina B12

Na maioria dos casos, a suplementação da vitamina B12 não gera maiores efeitos colaterais. Mesmo grandes quantidades costumam ser eliminadas pelo organismo por meio da urina e das fezes quando não são necessárias.

Seja como for, se porventura o paciente tiver identificado um nível muito alto de vitamina B12 no organismo, o profissional responsável pelo acompanhamento deve investigar determinadas causas para o problema. Lembre-se de que pessoas saudáveis com uma dieta que contenha alimentos de origem animal dificilmente sofrerão com esse problema, a menos que alguma outra causa atrapalhe a absorção do nutriente.

Reconhecer e atuar para reverter um eventual quadro de vitamina B12 baixa é essencial para garantir a saúde e a qualidade de vida. Por isso, cuide da sua alimentação e em casos de dúvidas ou problemas procure um médico ou nutricionista. Esses profissionais têm capacidade para avaliar e determinar a melhor forma de garantir a sua nutrição adequada, para todos os nutrientes.

Quer mais dicas de saúde? Aproveite a visita para entender a importância dos principais exames de rotina!

Revisão técnica: Alexandre R. Marra, pesquisador do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEP) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (FICSAE).

Posts relacionados