Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) em novembro de 2022, o Brasil deve registar cerca de 704 mil novos casos da doença por ano até 2025, sendo que cerca de 70% deles ocorrerão nas regiões Sul e Sudeste. O mesmo documento aponta os cânceres de pele, mama, próstata, colón e reto, pulmão e estômago como os mais incidentes.
Diante desse cenário, torna-se fundamental a disseminação de informações e direcionamentos dados pelas principais associações internacionais que estudam a doença, como o World Cancer Research Fund (WCRF) e o American Institute for Cancer Research (AICR), que recomendam escolhas saudáveis no estilo de vida para prevenir o desenvolvimento não só do câncer, como também de outras condições.
Recomendações que auxiliam na prevenção do câncer
- Acompanhar a saúde do seu corpo por inteiro frequentemente com um médico, monitorando os índices conforme o seu biotipo.
- Ser fisicamente ativo (150 minutos na semana de atividade física aeróbica de intensidade moderada).
- Consumir dieta rica em cereais integrais, legumes, frutas e leguminosas.
- Limitar o consumo de fast food e outros alimentos processados ricos em gordura, amido e açúcares.
- Limitar o consumo de carne vermelha (350 a 500g de carne vermelha por semana).
- Evitar carne processada (transformada por meio de salga, cura, fermentação, defumação ou outros processos para melhorar sabor e preservação).
- Limitar o consumo de bebidas açucaradas.
- Limitar o consumo de bebidas alcoólicas.
- Não utilizar suplementos para a prevenção do câncer.
- Para as mães: se possível, amamentar o seu bebê com o leite materno.
Clique aqui e confira mais informações sobre outros tipos de cânceres.
Revisão Técnica: Roberto Pestana, oncologista do Centro de Oncologia e Hematologia Einstein, e Silvia Maria Fraga Piovacari, nutricionista e Coordenadora de Nutrição Clínica do Hospital Israelita Albert Einstein.