A prática esportiva é algo extremamente vantajoso para os seres humanos. Com ela, conseguimos não só melhorar a nossa saúde por meio da atividade física, como interagir com pessoas que tenham os mesmos interesses e desenvolver várias habilidades. Mas, afinal, há esportes para crianças?
A resposta é: claro que sim! Os pequenos podem (e devem) praticar esportes, desde que eles sejam adequados para a sua faixa etária, praticados com segurança e que essa vontade também seja compartilhada pela criança em questão.
E então, quais são os melhores esportes para a criançada? Continue a leitura e confira algumas opções, além de saber mais sobre os benefícios que essa prática traz para o dia a dia.
Quais são os benefícios dos esportes para crianças?
Praticar esportes faz um bem danado para o corpo e a alma. A prática de atividades físicas é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para pessoas de todas as faixas etárias, inclusive as crianças.
A razão para isso está em fatores como:
- redução do risco de obesidade;
- diminuição dos riscos de desenvolvimento de problemas cardiovasculares;
- equilíbrio hormonal;
- melhora do sono;
- melhora da concentração;
- otimização do sistema imunológico;
- redução do estresse;
- diminuição de problemas como a ansiedade e a depressão;
- fortalecimento do sistema locomotor;
- otimização da autoestima;
- melhora da socialização;
- desenvolvimento de competências importantes, como o trabalho em equipe, a comunicação e a resiliência.
Ou seja: fazer esportes é uma grande pedida para melhorar a saúde física e mental, além de ser um ótimo investimento para uma longevidade cheia de felicidade e qualidade de vida.
Quais são os melhores esportes para crianças?
Agora, veja algumas alternativas de esportes que podem ser bem bacanas para a criançada. Vamos lá?
1. Natação
A natação é um dos melhores esportes para crianças. Além de muito útil, já que saber nadar é uma habilidade importante, ela trabalha diversos pontos interessantíssimos para o desenvolvimento infantil.
Alguns são:
- melhora da capacidade respiratória;
- emagrecimento natural;
- fortalecimento e alongamento de ossos e músculos;
- desenvolvimento de competências como a persistência e a paciência.
2. Lutas
As lutas também podem fazer parte da rotina de atividades físicas dos pequenos. Práticas como o judô e o karatê são excelentes, pois:
- melhoram o equilíbrio e a coordenação motora;
- trabalham os músculos do corpo inteiro;
- desenvolvem habilidades como a ética, o respeito, o trabalho em equipe e a responsabilidade;
- relaxam.
3. Danças
Dançar também é uma boa atividade física! O ballet, o street dance, o jazz e outras alternativas são ótimas para queimar calorias, manter o corpo ativo e:
- melhorar a coordenação motora;
- divertir;
- favorecer a comunicação e a expressão corporal;
- diminuir a timidez.
4. Basquete
Se o seu filho ou a sua filha é do tipo que prefere atividades em grupo, o basquete é uma boa opção. Bem rápido e intenso, esse esporte ajuda a:
- desenvolver a habilidade motora;
- melhorar o equilíbrio;
- desenvolver o senso de trabalho em equipe;
- favorecer a comunicação;
- fortalecer músculos e articulações.
5. Handball
Outro esporte em equipe que faz a cabeça da criançada é o handball. Conhecido como “futebol jogado com as mãos”, essa prática traz os mesmos benefícios percebidos em esportes como o basquete.
Ou seja, ao fazer aulas de handball, a criança desenvolverá o corpo e a mente de formas completas, trabalhando muitas competências enquanto se exercita e se diverte.
6. Futebol
A paixão nacional não poderia ficar de fora da nossa lista! Se o seu filho ou filha gosta de jogar futebol, saiba que ele também é uma ótima alternativa de esportes para crianças.
Além de melhorar a comunicação e o senso de trabalho em equipe, esse esporte ajuda na prevenção de várias doenças, dentre elas a obesidade. Sem contar que trabalha o corpo todo, de uma só vez, e ajuda no fortalecimento e desenvolvimento!
7. Patins
Patinar é uma prática esportiva não só benéfica, mas muito divertida! E o legal é que ela pode ser praticada em qualquer lugar, desde que haja o terreno e o espaço necessários para isso.
Alguns dos benefícios observados são:
- melhora a flexibilidade;
- fortalece a musculatura;
- desenvolve o equilíbrio e a coordenação motora;
- trabalha a postura.
8. Skate
Nas Olimpíadas de 2020, sediadas em 2021, uma personalidade brilhou entre os atletas brasileiros: Rayssa Leal, conhecida como a Fadinha do Skate. Essa jovem fez história e mostrou que esse é um esporte muito interessante, divertido e cheio de benefícios!
Alguns deles são:
- fortalecimento de músculos e articulações;
- melhora do equilíbrio;
- desenvolvimento da coordenação motora;
- melhora do foco e da concentração.
9. Xadrez
Por fim, temos o xadrez. É claro que os outros esportes mencionados trabalham muito mais o corpo, mas isso não quer dizer que a mente não precise daquela fortalecida, certo?
Os benefícios mais vistos no xadrez são:
- melhora do foco e da concentração;
- otimização da paciência;
- desenvolvimento do raciocínio lógico e da ágil resolução de problemas;
- melhora da memória.
Como escolher o melhor esporte?
A escolha do melhor esporte dependerá de vários fatores. Sendo assim, não há uma única resposta. O que deve ser levado em consideração é:
- a preferência da criança;
- a disponibilidade dos pais (financeira, de horários etc.);
- as demandas da criança e as habilidades que poderão ser desenvolvidas em cada atividade.
Questões como a disponibilidade devem ser discutidas entre os responsáveis. Assim, ao chegar em uma lista com as possibilidades de esporte, eles devem ser apresentados para que a criança tome a própria decisão.
Uma boa forma de fazer essa apresentação é por meio de vídeos, demonstrando alguns detalhes sobre cada uma das práticas. Depois, caso ainda exista dúvidas, há espaços que oferecem aulas experimentais para que o pequeno possa vivenciar um pouco de cada atividade e, assim, escolher a que mais combina com o próprio perfil.
Gostou de conhecer essas opções de esportes para crianças? Agora, reúna-se com os pequenos que fazem parte da sua vida e, juntos, selecionem a prática que mais combina com eles. Independentemente de qual seja a escolha, saiba que ela vai fazer um grande bem para o desenvolvimento infantil!
Aproveite e confira a nossa postagem sobre a melatonina, substância que ajuda no sono, e saiba o seu papel para o bem-estar das crianças!
Revisão técnica: Alexandre R. Marra, pesquisador do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEP) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (FICSAE).