Bem-estar digital: entenda o que é e como pode ajudar no seu cotidiano

5 minutos para ler

Disponível em muitos aparelhos, mas nem sempre conhecido, o recurso de bem-estar digital pode transformar o uso das telas em um hábito mais saudável. O conceito é, inclusive, muito importante, especialmente pensando em uma sociedade inserida no contexto tecnológico.

Além dos conhecidos celulares e smartphones, os notebooks e mesmo os aparelhos de televisão podem ser mais bem regulados com algumas orientações. Você é do tipo que está sempre grudado nas telas? Então, este texto foi feito especialmente pensando no seu caso! Confira!

O que é o bem-estar digital?

Agora, veremos os dois significados possíveis para esse termo e descobriremos como eles se relacionam.

Bem-estar digital: o conceito

O conceito de bem-estar digital está associado ao uso adequado dos recursos tecnológicos. Muitas pessoas desenvolvem uma dependência da tecnologia, o que acaba prejudicando áreas da vida, como:

  • Estudos;
  • Trabalho;
  • Sono;
  • Alimentação;
  • Prática de atividades físicas;
  • Relações interpessoais, entre outros.

Dessa forma, é muito importante focar um uso consciente dessas ferramentas, extraindo o que há de bom nelas sem prejudicar a qualidade de vida.

Bem-estar digital: o recurso

O recurso Bem-Estar Digital está presente em celulares com o sistema operacional Android, acima da versão 9. O objetivo é mapear o uso do dispositivo, verificando quantas horas você gasta online por dia e qual tempo é despendido em cada aplicativo instalado.

No caso de aparelhos com o sistema iOS acima da versão 12, há um recurso parecido: o Tempo de Uso.

Por que é importante usar esse recurso?

Chegou a hora de descobrir a importância desse conceito quando aplicado em seu dia a dia. Continue acompanhando!

Melhora na relação com a tecnologia

A tecnologia não é uma vilã. Na saúde, por exemplo, ela é uma grande aliada, por meio da telemedicina e de outros recursos. Na educação, também tem se tornado uma importante ferramenta. Então, que tal utilizá-la de uma maneira mais saudável?

Uso mais consciente dos recursos tecnológicos

Para um bom detox digital, é preciso ter autoconhecimento. Então, o bem-estar digital nos ajuda a conhecer os nossos hábitos e nos dá o poder de modificá-los para uma maneira mais saudável de agir.

Entendimento de como o seu tempo está sendo utilizado

Sente que não tem tempo para nada no dia a dia? Então, ele está sendo gasto em algum lugar. Quem sabe não é no celular? Aprenda mais sobre como suas horas são utilizadas e faça uma gestão mais incisiva dessa parte da sua vida.

Mais controle sobre a própria rotina

Ao saber exatamente em quais pontos está gastando o seu tempo, fica mais fácil organizar a rotina de maneira proveitosa e se policiar sobre os hábitos que fazem mal a você. Dessa forma, é possível fazer a agenda fluir melhor.

Maior produtividade

Uma boa gestão de tempo é, também, uma boa administração de produtividade. Ao se organizar, você consegue se dedicar melhor às tarefas do dia a dia e, assim, pode melhorar o seu desempenho no trabalho e nos estudos.

Melhora da qualidade de vida

Por fim, tudo isso traz uma consequência positiva: mais qualidade de vida! Com o controle da rotina, nos sentimos menos estressados, podemos cuidar melhor da saúde, ter noites de sono mais proveitosas, entre outras vantagens. É uma reação em cadeia muito benéfica.

Como ativar esse tipo de recurso?

Aprenda a ativar os recursos de controle e otimização de tempo de uso disponíveis no celular. O passo a passo pode mudar um pouco, dependendo de qual seja o seu smartphone e em qual versão do sistema operacional ele estiver. Vamos lá?

Ativação do Bem-Estar Digital no Android:

Aprenda a ativar o recurso em seu aparelho Android:

  • Clique em configurações;
  • Vá para Bem-Estar Digital e controle dos pais;
  • Selecione a aba de mostrar os seus dados.

Você pode encontrar mais informações no próprio suporte do sistema. Aproveite e pesquise outras opções de recursos do seu celular para otimizar o seu tempo e melhorar a sua relação com o uso do dispositivo. Vale muito a pena!

Ativação do Tempo de Uso no iOS

Para fazer a ativação no seu dispositivo Apple, siga as orientações a seguir:

  • Acesse a aba de ajustes;
  • Clique em Tempo de Uso;
  • Aperte continuar.

O suporte também pode ajudar nesse caso. Lembrando que aparelhos com iOS contam com recursos como o “Não Perturbe” e o “Controle de Notificações”, que ajudam na otimização da relação com a tecnologia.

Caso não consiga seguir os passos acima por conta de diferenças no dispositivo, escreva o nome do aplicativo e o modelo do celular no Google. Você encontrará direcionamentos específicos para cada caso!

Há outros aplicativos que fazem parte desse conceito?

Sim! Fazendo uma busca simples na loja do dispositivo, é possível encontrar aplicativos que:

  • Ajudam a lembrar de tomar os remédios ou tomar água;
  • Oferecem opções de exercícios para serem feitos em casa;
  • Permitem que estude com mais tranquilidade;
  • Possibilitam a organização da agenda, entre outros.

Há alternativas para praticamente tudo o que você desejar, sempre com o objetivo de melhorar a rotina, reduzir o estresse e fazer com que a vida tenha mais qualidade.

Gostou de saber mais sobre o conceito de bem-estar digital? Agora, é hora de aplicá-lo em seu dia a dia! Você vai perceber que pequenas mudanças com a nossa relação com a tecnologia fazem um bem e tanto para a qualidade de vida. Vale a pena fazer esse investimento!

Por falar em investimento em seu bem-estar e saúde, aproveite e confira outra postagem e descubra como sair do sedentarismo de uma vez por todas.

Posts relacionados