Você já ouviu falar sobre os benefícios do Pilates? Essa é uma prática bem conceituada e com vários benefícios comprovados, que envolve a realização de movimentos para promover o fortalecimento e a reabilitação do corpo. É, portanto, muito importante para tratar e prevenir lesões de diferentes naturezas.
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.
A prática foi criada por um médico alemão, chamado Joseph Pilates, com o objetivo de ajudar soldados que sofreram lesões na guerra e reabilitá-los. Hoje, é utilizada como forte aliada para todos os grupos da população.
Para mostrarmos os benefícios do Pilates, convidamos a especialista Carla Giuliano de Sá Pinto Montenegro, profissional de Educação Física Sênior do Centro de Reabilitação do Hospital Israelita Albert Einstein, para tirar as nossas dúvidas. Vamos saber mais? Então, boa leitura!
Quais são os benefícios do Pilates?
Confira algumas das vantagens da prática do Pilates para o seu dia a dia!
1. Reduz o estresse
Uma das principais vantagens do Pilates é a sua capacidade de reduzir o estresse. Como sabemos, viver uma vida estressante é algo extremamente negativo para a sua saúde, tanto física quanto mental. A prática da atividade ajuda a amenizar essa situação.
2. Melhora a postura
Se você tem problemas de postura, não se sinta sozinho. Essa é uma situação enfrentada por muitas pessoas e que pode ser ajustada com a prática do Pilates. A atividade ajuda no fortalecimento muscular e, consequentemente, no alinhamento postural daqueles que o praticam.
3. Ajuda na respiração
Embora respirar seja algo involuntário, a verdade é que boa parte de nós não sabe como fazer isso da forma correta. Assim, podemos nos sentir cansados e ter sintomas como dores de cabeça. A prática do Pilates ajuda na consciência corporal e aprendizado da respiração adequada.
4. Melhora a flexibilidade
Muitas pessoas também são bem pouco flexíveis. Práticas como o Pilates e a yoga ajudam muito nesse quesito, promovendo um alongamento progressivo e uma consequente diminuição de dores por tensões, comuns em regiões como o pescoço e os ombros.
5. Ajuda no fortalecimento muscular
Ainda que o Pilates não seja uma prática de musculação, ele é excelente para ajudar a fortalecer os músculos a partir de atividades feitas em cada sessão. Assim, você ganha força, ainda que a hipertrofia não seja alcançada com essa atividade.
6. Previne lesões
Quando estamos bem alongados e fortalecidos, também ficamos menos propensos a sofrer lesões. Isso é válido tanto para atletas e pessoas que praticam atividades físicas quanto para quem não tem o hábito de se exercitar. Afinal, todos estão suscetíveis a quedas e acidentes.
7. Melhora o desempenho físico
Apesar de não colaborar diretamente com a hipertrofia, o Pilates é uma ótima prática para quem faz outros tipos de atividades físicas. Ele ajuda na prevenção de lesões e faz com que os seus resultados sejam obtidos com mais rapidez, permitindo até que a amplitude dos movimentos seja melhorada.
8. Previne doenças crônicas
Outra vantagem do Pilates está na prevenção de doenças crônicas, dentre elas, a diabetes. Além disso, a sua prática frequente costuma ajudar bastante no tratamento desses problemas.
9. Proporciona sensação de bem-estar
Todos querem se sentir bem, não é mesmo? Então, fazer qualquer tipo de atividade física é sempre uma boa pedida. Nesse caso, o Pilates não decepciona e também é uma ótima forma de garantir que substâncias benéficas sejam liberadas em sua corrente sanguínea, promovendo mais felicidade.
10. Previne problemas emocionais
O Pilates (assim como as atividades físicas, em geral) ajuda na liberação de neurotransmissores (dopamina, serotonina e endorfina, por exemplo), que colaboram com a prevenção de questões como a depressão e a ansiedade. Além disso, a prática é muito vantajosa para quem já lida com essas condições e busca algo para complementar o tratamento medicamentoso e psicoterápico.
11. Aumenta a disposição
O último benefício do Pilates sobre o qual falaremos diz respeito ao aumento da disposição. Ainda que o cansaço crônico seja causado por diversas causas, é importante salientar que a falta de exercícios e movimentação é uma das principais. Então, se você se sente desmotivado, vale a pena tentar.
Quem pode praticar Pilates?
Está pensando em praticar exercícios e gostaria de começar com uma prática benéfica como o Pilates? Então, lá vai uma ótima notícia: você pode, independentemente de quem seja.
De acordo com a especialista do Hospital Israelita Albert Einstein, o Pilates é uma prática para todos. “Todas as pessoas, independentemente da idade, podem praticar. O único ponto de atenção é que, caso apresente alguma condição especial, o profissional que está orientando a atividade deve ajustar a prática para a necessidade do paciente”, afirma.
Como fazer para iniciar a prática?
O primeiro passo para iniciar o Pilates é, sem dúvidas, buscar um profissional qualificado para ajudar nessa tarefa. Ele deve ter uma formação adequada e experiência no assunto.
De acordo com Montenegro, “o acompanhamento do profissional é fundamental para orientar a execução correta dos movimentos a fim de evitar lesões, ajustar as variáveis como intensidade, duração, intervalo de acordo com o perfil do praticante, garantindo segurança e o atingimento dos resultados”.
Além disso, essa é uma atividade sem impactos, ou seja, que pode ser praticada por qualquer pessoa. Então, independentemente de qual seja a sua idade, sexo, peso, grau de preparo físico e situação de saúde, o Pilates é para você.
Outra dica da especialista é: por ser uma atividade prioritariamente de fortalecimento, o Pilates deve ser realizado, no mínimo, duas vezes por semana. Ainda assim, ela ressalta que qualquer quantidade é mais importante do que ficar parado. Então, não fique de fora dessa!
Gostou de conferir os principais benefícios do Pilates e saber mais sobre essa prática? Agora, é hora de incluí-la em sua rotina e, assim, usufruir de todas essas vantagens para a sua saúde e bem-estar.
Aproveite também para ajudar outras pessoas! Compartilhe a postagem em suas redes sociais e faça com que mais gente possa revolucionar a própria saúde com a ajuda do Pilates.
Revisão técnica: Alexandre R. Marra, pesquisador do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEP) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (FICSAE).