Como lidar com o herpes labial?

3 minutos para ler

O que é herpes labial?

Uma vez “despertado”, o corpo convive com a presença do invasor pelo resto da vida, já que não existe uma cura.

O herpes labial é uma infecção viral causada pelo vírus herpes simplex (HSV), que cria bolhas vermelhas dolorosas na região da boca ou ao seu redor. Atualmente, a medicina conhece dois tipos de HSV. O tipo 1 é o mais comum, e estima-se que cerca de metade da população mundial esteja infectada com a sua versão “adormecida”, que só leva ao problema após “acordar” nos nervos. Já o tipo 2 é conhecido também por levar ao quadro de herpes genital.

Como ocorre a transmissão?

A transmissão do vírus HSV ocorre por meio do contato da mucosa da pele ou de secreções de outros fluidos do organismo humano. Uma vez infectado, o corpo convive com a presença do invasor pelo resto da vida, já que atualmente não existe uma cura conhecida.

Entretanto, na maioria das pessoas infectadas, o vírus nem sequer chega a ser ativado. Ainda assim, existem situações que podem desencadear o despertar do herpes labial, como crises de ansiedade e estresse, exposição excessiva ao sol, alterações hormonais e exaustão física. Além disso, ele pode se manifestar em pacientes com quadro febril.

Quais são os sintomas de herpes labial?

A princípio, os sintomas do herpes labial assemelham-se aos de uma afta, apresentando bolhas na região da boca ou leves formigamentos nos lábios, gengiva e bochechas. Com o decorrer do tempo, esses sintomas podem evoluir para sensibilidade, inchaço, dores e se tornar mais persistentes.

O HSV pode desenvolver crostas com líquido claro amarelado à medida que progride, assemelhando-se a uma bolha ou espinha. Em casos mais severos, também pode estar associado a febre.

Como é feito o diagnóstico?

Se sentir os sintomas do herpes labial, é aconselhável agendar uma consulta com um dermatologista. O especialista será capaz de identificar o tipo de infecção e recomendar o tratamento mais adequado. Em determinadas situações, pode ser necessário realizar um exame de biópsia na região afetada.

Como é o tratamento?

Existe tratamento com pomada antiviral para reduzir a duração das bolhas causadas pelo herpes labial. No entanto, é importante destacar que isso não elimina o problema, pois ele pode ser recorrente, exigindo acompanhamento do dermatologista.

Para aliviar as dores provocadas pelo vírus, o médico pode indicar o uso de anestésicos para a pele. Em casa, o próprio paciente pode aplicar cuidadosamente uma bolsa de gelo para aliviar as pontadas de dor até buscar um tratamento mais personalizado. Recomenda-se também o uso de protetor solar facial, uma alimentação equilibrada e hidratação constante para evitar agravamento dos sintomas do herpes labial.


Revisão técnica: João Roberto Resende Fernandes, médico do pronto atendimento e corpo clínico, preceptor da residência em Clínica Médica do Hospital Israelita Albert Einstein.

Posts relacionados