Confira 7 mitos e verdades sobre varicocele

3 minutos para ler

Varicocele é uma condição que provoca dilatação anormal das veias dos testículos. No entanto, circulam muitas falácias sobre sintomas, causas e tratamentos da condição. Nesta matéria, veja mitos e verdades!

1. Varicocele e varizes nos testículos são a mesma coisa?

Verdade. A varicocele pode ser definida dessa forma, já que se caracteriza como a dilatação anormal das veias dos testículos — que pode aparecer em um ou nos dois e estima-se que atinja cerca de 15 em cada 100 homens.

Geralmente congênito, o problema surge na adolescência e é causado por mau funcionamento das válvulas que existem no interior das veias e que são responsáveis pelo refluxo venoso.

2. As veias dilatadas não são visíveis?

Mito. Existem três graus de varicocele. No terceiro, as veias dilatadas podem ser vistas e palpadas com facilidade. Isso não acontece nos graus 1 e 2, quando elas não podem ser visualizadas, apenas palpadas.

No primeiro grau, o médico só consegue fazer a palpação quando o paciente exala o ar com força, mantendo o nariz tapado e os lábios fechados (manobra de Valsava); no segundo grau, a palpação é possível sem nenhum artifício. Existe também um nível subclínico (grau 0) em que a varicocele só é detectada por ultrassom.

3. Varicocele é assintomática?

Mito. Embora a maioria dos homens não apresente nenhum sintoma, alguns podem ter dor e sensação de peso na região escrotal, sendo que o desconforto é maior quando se está de pé e alivia quando se deita.

4. Excesso de relações sexuais é um fator de risco?

Mito. Não há evidências científicas de que manter muitas relações sexuais prejudique as veias dos testículos.

5. Varicocele provoca infertilidade?

Verdade. Veias saudáveis contribuem para manter a temperatura dos testículos abaixo (entre 20ºC e 30ºC) da temperatura corpórea ideal (entre 36ºC e 36,7ºC), um dos requisitos para manter a produção e a qualidade do sêmen.

Além do trabalho das veias, outros fatores ajudam a fazer a regulação térmica da bolsa escrotal: o fato de ela ser pendente e de ter músculos que a mantêm mais próxima ou mais afastada da pelve, dependendo da temperatura corporal; e o trabalho das glândulas sudoríparas que existem no local.

A varicocele pode ser a causa de infertilidade em quatro de cada dez homens com essa condição e leva à atrofia testicular, justamente porque as varizes comprometem o fluxo sanguíneo nos testículos.

6. Varicocele causa impotência?

Mito. Essa condição não tem relação com a potência sexual.

7. Sempre é preciso fazer cirurgia?

Mito. Há homens assintomáticos e que não têm problemas de fertilidade causados por varicocele. A cirurgia só é indicada para aqueles que sentem desconforto, tem redução de tamanho escrotal e que têm diagnóstico de infertilidade provocada pela varicocele.


Revisão técnica: Erica M. Zeni, médica da Unidade de Pronto Atendimento do Hospital Israelita Albert Einstein. Possui graduação e residência em Clínica Médica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e residência em Medicina Interna pela Universidade de São Paulo (USP). Também possui pós-graduação em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium Latinoamérica Medicina Paliativa, em Buenos Aires, Argentina.

Posts relacionados