Doação de sangue: 7 informações que você precisa saber

2 minutos para ler

infográfico doação de sangue

Em 14 de junho, comemora-se o Dia Internacional do Doador de Sangue, um dos mais importantes atos de solidariedade do ser humano. A doação de sangue é um procedimento que dura cerca de 40 minutos e feito com o máximo de segurança.

O doador pode ajudar a salvar a vida de um paciente internado em estado grave. Em apenas um dia, o organismo consegue recuperar o volume do sangue doado.

Há situações em que a transfusão de sangue se faz indispensável para a sobrevivência da pessoa em tratamento, como em casos de cirurgias de grande porte, contenção de acidentes graves ou de doença falciforme. Esse fluido só pode ser obtido por meio de doação, o que ressalta a importância de os hospitais manterem os seus estoques sempre abastecidos.

Para ser um doador de sangue, você deve ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que os menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis e os idosos a partir de 60 anos só podem doar se já realizam essa prática com regularidade. Também é preciso ter mais de 50 quilos, estar bem-alimentado e ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.

Muita gente deixa de fazer a doação de sangue por medo de sofrer alguma reação ou algum tipo de complicação. Porém, o procedimento é totalmente seguro, já que é feito com ferramentas descartáveis e por profissionais capacitados para garantir o seu bem-estar.

Todos os doadores passam por uma triagem, seguida da análise dos critérios exigidos para doar sangue, além de testes laboratoriais para verificar se o material está em condições de ser usado. Após o procedimento, é recomendado fazer um pequeno lanche, evitar esforços físicos de grande intensidade, não fumar nas próximas duas horas, nem consumir bebidas alcoólicas nas 12 horas seguintes.

Respeitando essas orientações, você pode seguir com a sua rotina normal. Lembre-se de que doar sangue significa salvar vidas. Compartilhe este infográfico nas suas redes sociais e incentive os seus amigos a serem doadores regulares!

Leia mais