Sentir dor no pênis pode ser um sintoma de diferentes condições e hábitos de saúde existentes na rotina dos homens, desde má higienização até doenças sexualmente transmissíveis.
- Fimose é menos inofensiva do que parece; entenda
- Quais são os sintomas de candidíase masculina? Tire suas dúvidas
Muitos homens consideram que falar sobre o tema ainda seja um tabu, mas é essencial consultar um urologista para saber as causas do sintoma e o que pode ser feito para aliviar a dor.
Quais são as causas da dor no pênis?
A dor no pênis pode ocorrer por causa de uma lesão ou queda provocada durante uma atividade esportiva ou exercício, por exemplo. Ela também pode ser originária de uma atividade sexual extenuante e até de má higienização do membro.
Porém, existem problemas de saúde que também podem levar a esse sintoma, como infecções sexualmente transmissíveis, infecções do trato urinário, parafimose (condição em que o prepúcio fica puxado para trás e requer emergência médica para solucionar), fungos, balanite, doença de Peyronie, tumores, entre outros.
Quando procurar ajuda médica por causa de dor no pênis?
É recomendado procurar ajuda de um urologista após o paciente sentir dor no órgão genital ou incômodo durante a ereção. Sintomas como veias escuras ao redor do pênis, nódulos, sêmen descolorido, sangramentos, ardor ao urinar, impotência sexual e febre também requerem atenção de um especialista de saúde.
Quais são os tratamentos da dor no pênis?
O tratamento da dor no pênis vai variar de acordo com a condição que causou a lesão. Em casos de queda e acidentes locais, o uso de medicamentos anti-inflamatórios e a aplicação local de pomadas específicas para machucados podem auxiliar, desde que prescritos pelo profissional de saúde.
Para casos de infecções, balanite e doenças fúngicas, o urologista poderá receitar um antibiótico. A cirurgia só é recomendada em situações em que a dor é proveniente de alterações no tecido peniano.
Para tumores, é indicado seguir com radioterapia e quimioterapia, com auxílio de um oncologista. Por fim, em casos de doença de Peyronie, pode ser necessário o uso de prótese peniana para cessar a dor.
Como prevenir a dor no pênis?
Por mais que seja imprevisível saber quando ocorrerá a dor no pênis, algumas atitudes no dia a dia podem evitá-la. O uso de roupas íntimas confortáveis e de algodão ajuda a reduzir o atrito local e diminui a proliferação de bactérias.
Também é recomendado higienizar o órgão na hora do banho, puxando o prepúcio com cuidado e lavando-o com água e sabão neutro. Por fim, ao ter um relacionamento sexual, utilize preservativos. Ao sentir sintomas de dor, evite o contato sexual até que o órgão esteja sem dores.
Revisão Técnica: Sabrina Bernardez Pereira, médica Economia da Saúde Hospital Israelita Albert Einstein, especialista em Cardiologia pela SBC/AMB, doutorado em Ciências Cardiovasculares Universidade Federal Fluminense (UFF).