Exercícios físicos leves ou pesados são recomendados durante a gravidez?

2 minutos para ler

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo!

Quais os benefícios do exercício físico durante a gravidez?

Contraindicados em alguns casos, exercícios físicos podem ser grandes aliados da saúde da gestante.

Atividades moderadas melhoram a respiração, reduzem as dores e aumentam a força dos músculos necessários para auxílio ao parto vaginal. Além disso, melhoram o bem-estar da gestante e facilitam a absorção da glicose, inclusive auxiliando terapeuticamente nos casos de diabetes gestacional.

Há restrições? Se sim, quais os motivos?

Eventualmente pode haver restrições aos exercícios, especialmente ligadas a algumas doenças, como hipertensão e trabalho de parto prematuro. Nestes casos, o exercício pode elevar a pressão e facilitar as contrações. Deve-se ter em mente que não se pode aumentar a carga e intensidade médias desses exercícios durante a gravidez.

Mulheres que fazem atividades mais intensas, como levantamento de peso olímpico, devem diminuir o ritmo ou parar com os exercícios durante a gravidez?

Nestes casos, devem ser consideradas duas situações: os exercícios em si e o impacto. Quanto aos exercícios em si, segue-se a lógica de que a carga e a intensidade médias prévias não podem aumentar, o que vale para o levantamento de peso, por exemplo. Algumas artes marciais podem envolver trauma abdominal, portanto não são aconselhadas após o 4.º mês, quando o útero deixa de estar completamente protegido pelos ossos da bacia.

Na mídia, conhecemos algumas histórias de atletas de alto rendimento que não sabem que estão grávidas e continuam treinando normalmente.

Pode haver algum prejuízo para o feto?

Manter o treinamento na gravidez não é um problema, mas o realizar com intuito competitivo, visando-se superar limites, pode ser prejudicial. Então, deve-se ter em mente que não se pode aumentar a carga e intensidade médias dos exercícios na gravidez e é preciso tomar cuidado com um possível trauma abdominal.

Quer saber mais sobre saúde na gravidez? Leia os conteúdos do Vida Saudável.

Revisão técnica: Romy Schmidt Brock Zacharias e Romulo Negrini, pediatra e ginecologista do Hospital Israelita Albert Einstein.

Posts relacionados