A maneira de tratar a hepatite autoimune é diferente do tratamento das demais formas de hepatite. Isso acontece porque ela é provocada por uma reação indevida e intensa do sistema imunológico do paciente, enquanto nos demais casos de hepatite a inflamação do fígado é causada por diferentes vírus.
Na forma autoimune, os mecanismos naturais de defesa do organismo passam a reconhecer indevidamente as células hepáticas como se fossem prejudiciais. Então, o órgão começa a ser atacado pelo sistema imunológico, desencadeando um processo inflamatório que compromete, gradualmente, a função do fígado.
Quais são os riscos da hepatite autoimune?
Isso significa que em alguns caso há risco de falência do órgão, com necessidade de transplante. Para frear esse processo, são ministradas combinações de medicamentos que reduzem a resposta autoimune do organismo. Esses são os chamados imunossupressores.
Dependendo do caso e do estágio da hepatite autoimune, a redução dos sintomas pode ser muito expressiva. Também são detectadas melhorias das funções renais em exames clínicos, assim como reduções das cicatrizes no órgão, favorecendo seu funcionamento.
Como é feito o tratamento da hepatite autoimune?
O tratamento da hepatite autoimune demora pelo menos dois anos, sendo que o acompanhamento médico deve ser realizado por toda a vida. Embora os medicamentos imunossupressores beneficiem o paciente contra a hepatite autoimune, eles também aumentam a vulnerabilidade do organismo a infecções.
Mesmo assim, a suspensão das medicações precisa ser muito cuidadosamente avaliada, visto que os sintomas da doença podem retornar.
Dosagem é mais alta no início
Os corticoides, medicamentos com ação anti-inflamatória e imunossupressora, muito frequentemente são utilizados contra a hepatite autoimune. Inicialmente, as dosagens tendem a ser maiores e, gradualmente, vão reduzindo conforme a inflamação vai sendo controlada. Mas todo esse controle será feito pelo médico.
O ajuste da dosagem nessa fase inicial do tratamento é mais frequente, sendo que o médico poderá também prescrever medicações para evitar irritação no trato digestivo.