Como escolher um bom médico ginecologista?

7 minutos para ler

A saúde da mulher é um assunto que deve ser sempre levado a sério. Afinal, a saúde dela e de todas as suas fases da vida são regidas pelo equilíbrio do bem-estar físico, mental com o dinâmico status hormonal feminino, que permitem a ciclicidade e singularidade do organismo da mulher. O médico ginecologista é o especialista responsável pelos cuidados com o sistema reprodutor da mulher, com o tratamento de suas patologias e com as singularidades do corpo feminino.

Então, nada mais certo e interessante do que ter um profissional especializado no assunto, não é mesmo?

Mas, afinal, como escolher um bom profissional dessa especialidade? E quais são as suas funções de fato? Ao longo do texto, responderemos a essas perguntas para que você entenda exatamente como e por que se cuidar regularmente e de forma adequada. Boa leitura!

O que é um médico ginecologista e por que ele é importante?

Como dissemos, os médicos ginecologistas são profissionais especializados nos cuidados com a saúde da mulher. Eles são responsáveis, portanto, por diagnosticar, tratar e prevenir patologias que podem atingir principalmente o sistema reprodutor feminino, podendo também cuidar de outras áreas do corpo da mulher.

Agora, veremos algumas das atribuições desse profissional, para que você possa entender a importância do seguimento ginecológico. Vamos lá?

Orientar sobre saúde reprodutiva

Uma das principais atribuições do ginecologista é orientar as suas pacientes sobre os cuidados com a saúde íntima e reprodutiva, tirando todas as dúvidas sobre, entre outros aspectos, anticoncepção, planejamento familiar, além de prevenção e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis, buscando trazer segurança no dia-a-dia reprodutivo das mulheres.

Identificar e controlar desequilíbrios hormonais

Apesar do médico endocrinologista poder ser algumas vezes uma boa ajuda para questões hormonais diversas, o médico ginecologista deve ser aquele que diagnostica e trata as alterações endócrinas (hormonais) específicas da mulher, ao longo de suas fases da vida. Os distúrbios endócrinos específicos da mulher são diversos e o papel do ginecologista na sua condução e tratamento é fundamental.

Tratar distúrbios menstruais

Os transtornos menstruais, como o aumento do fluxo menstrual ou de sua duração ou mesmo sua irregularidade são queixas bastante comuns no consultório ginecológico. E seu diagnóstico exige uma investigação específica, já que sua etiologia (causa) pode ser bastante diversa. Sendo assim, cabe ao ginecologista identificar e conhecer a fundo as características desse distúrbio e tratar suas causas de forma especializada.

Prevenir câncer de mama e de colo de útero

Talvez, em termos de saúde pública, um dos pontos principais do acompanhamento ginecológico de rotina. Por meio das consultas periódicas e de exames propedêuticos realizados no próprio consultório, como o exame de Papanicolaou, e exames de imagem, como a mamografia e o ultrassom de mamas, faz-se o rastreamento do câncer de colo de útero e de mama, visando a prevenção de tais doenças ou seu diagnóstico e tratamento nas fases iniciais.

Definir o melhor método contraceptivo

A contracepção é um grande passo rumo à emancipação feminina, permitindo que as mulheres possam escolher se e quando querem engravidar. No entanto, a contracepção deve ser feita com cautela e com o método que melhor se encaixe com a sua individualidade, estilo de vida e condição de saúde. Quem pode ajudar nessa melhor escolha? O ginecologista!

Tratar disfunções sexuais

Dor durante as relações sexuais, questões relacionadas ao desejo sexual, orgasmo, lubrificação… todas são questões que merecem, sim, a atenção de um profissional especializado. A vida sexual satisfatória, prazerosa e saudável repercute diretamente no bem-estar da mulher. E diálogos abertos com o ginecologista sobre esse assunto são fundamentais para o diagnóstico e tratamento adequados desse quesito da saúde da mulher.

Quando devo consultar um ginecologista?

Apesar de variar de um ginecologista para outro, em geral, as consultas com o ginecologista começam após a menarca, ou seja, a primeira menstruação da vida da mulher. Depois desse momento, recomenda-se, pelo menos, uma a duas consultas ao ano.

No entanto, não se esqueça: o ginecologista é o médico especialista na saúde da mulher, de tal forma que todo sintoma que envolva a região genital ou o sistema reprodutor feminino já são motivos para se buscar o ginecologista, independentemente da idade ou se já tiver passado em consulta de rotina. 

Apresentou algum sintoma? Tem alguma queixa ou dúvida? Então agende uma consulta com o seu profissional de confiança. Não deixe para depois!

Como escolher um bom médico ginecologista?

Para finalizar, é hora de descobrirmos algumas dicas para facilitar a sua vida na hora de escolher um bom profissional. Confira!

Busque recomendações

A primeira dica para que você possa fazer uma boa escolha de médico ginecologista é, sem dúvidas, buscar recomendações e indicações de profissionais que atuam em sua região. Converse com amigos, parentes e conhecidos e anote alguns nomes para continuar as suas pesquisas.

Faça uso da internet

A internet é sim uma ótima ferramenta para nos ajudar a encontrar o que queremos, inclusive informações sobre os profissionais da área da saúde. Entretanto, a internet isoladamente, também pode atrapalhar nossa busca ou nos enganar muitas vezes. Por isso, procure sites que trabalhem com a avaliação dos médicos, permitindo que você tenha uma ideia de como funciona o atendimento daquele profissional. E lembre-se sempre de usar a internet como um adicional na sua busca pelo profissional, sempre complementando com a indicação e com o estudo do currículo do profissional.

Estude o currículo dos médicos

Outra funcionalidade que é uma forma muito interessante e segura da busca por um profissional competente é a chance de pesquisar o currículo dos profissionais antes mesmo de passar por um atendimento com eles. O currículo médico mostra a sua especialização, eventual subespecialização, áreas de atuação, além de graduação acadêmica, trazendo maior segurança na busca por um profissional competente e adequado para te ajudar. 

Certifique-se da disponibilidade

Depois, é hora de pesquisar a disponibilidade daquele profissional. Qual o dia de atendimento? A agenda costuma ser muito cheia? O agendamento é ágil? Dê uma ligadinha e veja se há a possibilidade de atendimento dentro de um período que funcione bem para você.

Avalie as instalações da clínica ou do consultório

É sempre bom investigar a infraestrutura da clínica na qual você pretende ser atendida. Uma estrutura moderna, limpa sempre é interessante para um atendimento adequado. 

Agora que você já sabe como escolher um bom médico ginecologista e conhece a importância desse profissional para a saúde feminina, não perca tempo e agende uma consulta de rotina o quanto antes!

E não há razão para ter dúvidas! Você pode buscar o profissional perfeito no Hospital Israelita Albert Einstein, uma referência em saúde em todas as especialidades médicas. Pode contar sempre com a gente!

Posts relacionados