A dextrose é um carboidrato simples, um tipo de açúcar derivado principalmente do milho. Sua estrutura química permite que seja rapidamente absorvida pelo organismo e convertida em glicose. Por isso, é muito usada em suplementos energéticos e produtos alimentícios.
O produto é vendido em lojas de suplementos na forma de pó, que deve ser diluído em água. Pode ser encontrado tanto na forma pura, com sabor adocicado, quanto em versões saborizadas.
A indústria da nutrição esportiva usa dextrose na composição de suplementos de carboidratos tanto para utilização durante o treino de atletas quanto na recuperação após as práticas. Algumas fórmulas infantis também apresentam dextrose na composição.
Para que serve?
A dextrose é usada para fornecer energia rapidamente: antes ou durante exercícios físicos intensos, ajuda a manter o desempenho; após atividade física vigorosa, contribui para repor rapidamente as reservas de glicogênio muscular.
Na medicina, pode ser usada para tratar hipoglicemia (baixos níveis de açúcar no sangue) e em soluções intravenosas para fornecer calorias diretas – mas lembre-se: esses usos só devem ocorrer com orientação médica.
Contraindicações
Quem tem diabetes ou resistência à insulina, além de portadores de condições metabólicas como a síndrome metabólica, devem usar dextrose com cautela, pois ela pode aumentar a glicemia rapidamente.
É sempre recomendado consultar um profissional de saúde — nutricionista ou médico — antes de começar qualquer suplementação, especialmente se houver condições preexistentes.
Revisão técnica: Gabriela Mieko, nutricionista esportiva do Espaço Einstein de Reabilitação e Esporte do Hospital Israelita Albert Einstein.
João Roberto Resende Fernandes (CRM-SP 203006/RQE 91325), médico do Pronto Atendimento e Corpo Clínico, especialista em Clínica Médica do Hospital Israelita Albert Einstein.