A atividade física no pós-parto tem inúmeros benefícios, como acelerar a perda de peso e melhorar o bem-estar da mulher, além de favorecer a amamentação. Porém, quando devemos iniciar ou retomá-la? Nosso ginecologista, Dr. Romulo Negrini responde essa e outras dúvidas. Confira!
Por Dr. Romulo Negrini, ginecologista do Hospital Israelita Albert Einstein / CRM SP 113 055
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo!
Ao retomar ou iniciar a atividade física, os exercícios devem ser leves e com aumento progressivo de intensidade. Atividades aeróbicas, como caminhada, bicicleta, corrida são um excelente começo. Elas devem ter duração de 30 minutos por dia, cinco dias da semana e são um excelente começo.
Tipo de parto interfere?
Sim. O momento de retomada das atividades físicas dependerá da via de parto. Partos vaginais não estabelecem restrição temporária, sendo as atividades permitidas a partir do momento que a mulher se sentir preparada.
Já em relação à cesariana, a literatura médica apresenta diversas “opiniões”, mas em geral a orientação é aguardar cerca de 6 semanas pós-parto para atividades mais leves e 12 semanas para o início de exercícios de alto impacto, como musculação.
Lembrando: a atividade deve ser prazerosa. Assim, a mulher deve buscar o exercício que mais lhe agrada. Por outro lado, considerando a gravidez e o parto, exercícios para fortalecimento da musculatura pélvica também são recomendados e podem ser extremamente benéficos.
Lembre-se de realizar essas atividades com a supervisão de um profissional para evitar acidentes e dores indesejadas. Leia mais sobre a recuperação do corpo pós-parto.