Você sabe como funciona uma consulta via telemedicina? Veja aqui!

2 minutos para ler

Em decorrência da pandemia de COVID-19, em que é necessário manter o distanciamento social, o Ministério da Saúde e o Conselho Federal de Medicina (CFM) liberaram e regulamentaram a telemedicina e a teleconsulta. A autorização tem caráter excepcional e visa a garantir a saúde e segurança de pacientes e médicos.

Basicamente, a telemedicina pode funcionar nos formatos de teleorientação, teleinterconsulta e telemonitoramento. De acordo com a Portaria nº467, do Ministério da Saúde, é permitido usar a tecnologia para realizar atendimento pré-clínico, fazer consulta, dar suporte assistencial, fazer diagnóstico e monitorar o paciente. A medida se aplica aos atendimentos nos sistemas de saúde público e privado.

Além disso, a regulamentação prevê que os atendimentos feitos por essa modalidade sejam devidamente registrados em prontuário clínico. Para emitir receitas e atestados médicos, os profissionais da saúde usam uma assinatura eletrônica certificada.

A medicina é de suma importância na vida das pessoas. Um atendimento médico adequado e preciso é essencial para assegurar o bem-estar dos pacientes. Nesse sentido, a telemedicina traz conveniência, comodidade e praticidade para que você continue cuidando da sua saúde, sem se expor ao risco de contaminação por coronavírus. Veja, abaixo, como funciona uma teleconsulta!

infográfico sobre telemedicina

A partir do uso de dispositivos conectados à internet, é possível obter desde interpretação de exames até a emissão de laudos médicos dentro da sua própria casa. A adoção da telemedicina proporciona uma série de benefícios, tanto para os profissionais da medicina quanto para os pacientes. Algumas das suas principais vantagens são:

  • permitir a realização de exames por médicos especialistas, mesmo que o paciente more em regiões distantes;
  • facilitar o acompanhamento e monitoramento de pacientes com condições crônicas;
  • colaborar com o distanciamento social para reduzir os casos de COVID-19.

Em resumo, a telemedicina e teleconsulta democratizam o atendimento à saúde e agilizam diagnósticos. Compartilhe esse post e mostre para os seus amigos como funciona uma consulta via telemedicina e as suas vantagens!

Leia mais