7 cuidados com a voz para colocar em prática e preservar a sua

6 minutos para ler

Na maioria das vezes, só nos preocupamos em pensar nos cuidados com a voz quando ela já está apresentando falhas. Mas ela deveria receber atenção diária. Ao contrário do que muita gente pensa, cuidar da voz não é um dever apenas dos cantores ou das demais pessoas que a utilizam em sua profissão.

Isso porque, ao longo do tempo, é comum que esse recurso tão valioso para a nossa comunicação vá perdendo a sua qualidade. Mas quais seriam os cuidados adequados? Neste post vamos mostrar as melhores dicas para preservar a voz. Confira!

Por que cuidados com a voz são tão importantes?

Segundo uma estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca), entre 2020 e 2022, o Brasil registrou mais de 7,5 mil casos de câncer de laringe. Reconhecer os sintomas dessa e de outras doenças relacionadas à voz é imprescindível para buscar ajuda médica e obter um diagnóstico precoce, o que aumenta as chances de realizar um tratamento bem-sucedido.

É fundamental incentivar as pessoas a cuidarem melhor da sua voz, principalmente aquelas que a utilizam com frequência em sua rotina de trabalho. Dessa forma, é possível mantê-la com qualidade e saudável continuamente, evitando o desenvolvimento de doenças e comprometimento das suas cordas vocais.

Veja 7 dicas de cuidados com a voz

Perder a voz temporariamente depois de um dia em que você precisou utilizá-la à exaustão, ou enfrentar a rouquidão durante uma gripe ou resfriado, já é bastante incômodo, né? Agora, imagine sofrer de problemas que podem comprometer a qualidade da voz permanentemente.

Para que isso não aconteça, é preciso adotar hábitos mais saudáveis. Veja, a seguir, alguns dos principais cuidados para manter a saúde da sua voz.

1. Tome bastante água

A hidratação é um dos princípios fundamentais para cuidar da voz, já que a água ajuda a hidratar as pregas vocais. Para tanto, você deve consumir dois litros de água por dia, quantidade que pode ser divida por um copo de água a cada duas horas. O ideal é que a bebida esteja sempre em temperatura ambiente, caso você já tenha uma garganta sensível.

Beber mais água ajuda a lubrificar as pregas vocais, permitindo que elas tenham mobilidade para produzir os movimentos que dão origem à voz. Deixar de se hidratar causa o ressecamento das pregas e, consequentemente, falhas na voz.

2. Não force a voz

Quando você fala em um tom mais alto ou mais baixo do que o normal, é necessário forçar a sua voz para que o som saia. Se esse esforço se repete com frequência, pode ocorrer a formação de nódulos vocais (calos).

Isso se deve à força empregada na musculatura. A situação provoca choques entre as cordas vocais, por conta da tensão exagerada, e ocasiona os calos.

3. Evite pigarrear

O ato de pigarrear também é prejudicial para a sua voz, uma vez que ao fazer isso tentando melhorar a secreção nas pregas vocais, o resultado será exatamente o oposto. Se sentir a necessidade de pigarrear ou tossir forte, o mais apropriado é tomar água ou deglutir (engolir) a sua saliva devagar.

4. Não fume

Quem fuma deve repensar esse hábito o quanto antes, pois o cigarro afeta e muito a sua voz e laringe. A irritação provocada pelas substâncias presentes no cigarro pode ocasionar a laringite — inflamação da laringe, que causa a dor de garganta e rouquidão.

A nicotina, mais o calor da fumaça, levam ao ressecamento das cordas vocais, fazendo com que a pessoa force a musculatura para conseguir falar ou fique rouca. Além disso, vale ressaltar que o tabagismo também está associado ao desenvolvimento de câncer de laringe. 

5. Tenha cuidado com bebidas alcoólicas

Equivocadamente, há quem acredite que a bebida alcoólica ajuda no aquecimento da voz. Porém, isso é apenas um mito, visto que o excesso de álcool traz o efeito de relaxamento nas cordas vocais, que funciona como um anestésico. Nas situações em que as pregas vocais ficam ‘’anestesiadas’’, não conseguimos controlar o esforço necessário para falar, o que desgasta a voz.

6. Alimente-se bem

O que você come ou deixa de comer pode se refletir diretamente na saúde da sua voz. Por isso, é essencial saber como se alimentar bem, começando por evitar alimentos que dão azia e má digestão, já que o refluxo gástrico causa irritação na garganta.

Preste atenção na hora de temperar os seus alimentos, pois alguns condimentos, como a pimenta, também irritam as cordas vocais. Por outro lado, você pode comer maçã sem medo, haja vista que essa fruta limpa o trato vocal, ou seja, o caminho percorrido pela voz. Com o hábito de comer maçã, pode-se combater o ressecamento das pregas vocais, além de eliminar secreções que acabam dificultando a sua vibração e a articulação das palavras.

7. Não se automedique

Diante de uma dor de garganta ou falha na voz, você corre comprar pastilhas ou fazer chá de gengibre? Os tratamentos alternativos, muitas vezes, acabam mascarando os sintomas de outras doenças. Sendo assim, caso o problema persista por mais de 15 dias, é altamente aconselhável buscar ajuda médica e de um fonoaudiólogo para entender o que está acontecendo.

Agora que listamos cuidados fundamentais com a voz, está na hora de cuidar mais do meio que possibilita a sua comunicação e expressão, certo? Não deixe para se preocupar com a sua voz apenas quando ela já está com problemas, pois esse descuido pode facilitar o desenvolvimento de doenças graves. Com as nossas dicas, você pode manter uma voz saudável, além de melhorar a sua qualidade de vida.

Achou este post útil? Compartilhe-o nas suas redes sociais para que mais pessoas entendam a importância de cuidar da voz!

Revisão técnica: Naiara Magri da Silva, fonoaudióloga do Hospital Israelita Albert Einstein de Goiânia

Posts relacionados