Entenda a importância dos cuidados com a saúde do homem

8 minutos para ler

Embora cuidar da saúde do homem seja imprescindível para preservar sua qualidade de vida e longevidade, há quem deixe para buscar ajuda médica apenas em último caso, o que pode gerar consequências graves.

De acordo como uma pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Urologia, apesar de ter sido registrado um aumento de 49,96% na procura por um médico por parte do público masculino entre os anos de 2016 e 2020, as mulheres ainda estão à frente quando o assunto é a preocupação com a própria saúde.

Esse descuido costuma ser cultural e pode sair caro para os homens. Neste post, vamos mostrar a importância de cuidar da saúde masculina. Confira!

Qual é a importância de cuidar da própria saúde?

Muitos homens não têm o hábito de se consultar com um médico regularmente, além de serem desatentos quanto a possíveis sintomas que possam sentir no seu dia a dia. Diante disso, só costumam procurar ajuda médica quando percebem sintomas mais graves em seu organismo, o que é extremamente perigoso, já que, caso a pessoa tenha desenvolvido uma doença, o problema pode se intensificar.

Segundo um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida no Brasil é de 80,1 anos para as mulheres e de 73,1 anos para os homens. Portanto, as brasileiras vivem, em média, 7 anos a mais do que os brasileiros. Um dos motivos para que isso aconteça é a negligência dos homens em relação à própria saúde.

Ao consultar-se com um médico e fazer exames de rotina regularmente, pode-se evitar o aparecimento de doenças a partir da recomendação da adoção de hábitos mais saudáveis de acordo com as necessidades específicas de cada homem. Além disso, esse acompanhamento também permite a identificação de doenças em estágio inicial, o que possibilita um tratamento mais rápido e eficaz.

Na prática, isso quer dizer que homens que realizam check-ups, fazem o tratamento de forma correta quando são diagnosticados com alguma patologia e seguem hábitos mais saudáveis tendem a ter uma vida mais longeva. 

 Quais são as doenças mais comuns em homens?

A falta de atenção com a saúde, mais fatores genéticos e hábitos nada saudáveis podem ser a combinação perfeita para favorecer o aparecimento de uma série de doenças que são mais frequentes entre as pessoas do sexo masculino. Veja, a seguir, quais são as principais patologias e os seus riscos.

Câncer de próstata

No Brasil, 16 mil homens morreram em 2019 por conta do desenvolvimento do câncer de próstata, apontam os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Ainda não há uma resposta científica concreta para o aparecimento dessa doença nos homens, mas os médicos acreditam que ela esteja relacionada a fatores genéticos, bem como ao avanço da idade, visto que ela se manifesta com maior frequência após os 60 anos de idade.

Perigoso, o câncer de próstata evolui lentamente — condição que leva muitos pacientes a perceberem a patologia apenas quando ela já está em estado avançado, que normalmente é quando começam a sentir dores na pélvis, nos ossos, nas costas, dificuldade para urinar e perda de peso.

O problema ainda pode causar desde impotência sexual até incontinência urinária. Em estado avançado, a doença pode acarretar a metástase, que é quando as células cancerígenas se espalham para outras áreas do corpo, podendo causar o óbito do paciente.

Doenças cardiovasculares

As doenças cardiovasculares são aquelas que prejudicam o funcionamento adequado dos vasos sanguíneos e do coração, comprometendo todo o sistema circulatório. Entre as principais situações, podemos citar o acidente vascular cerebral (AVC), o infarto, a pressão alta e a arritmia.

O maior vilão causador das doenças cardiovasculares é o colesterol ruim, também chamado de LDL, que promove o acúmulo de placas de gordura nas artérias, dificultando a passagem do sangue. Nesse caso, os sintomas mais corriqueiros são cansaço frequente, hipertensão arterial, palpitações e dores torácicas.

Câncer de pulmão

Segundo o INCA, a taxa de mortalidade por conta do câncer de pulmão é bem maior entre os homens do que entre as mulheres no Brasil. O tabagismo é um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento da doença, que costuma ser agressivo e se espalhar rapidamente pelos demais órgãos.

A pessoa com câncer de pulmão pode ter escarro com sangue, tosse persistente, rouquidão, dor no peito, falta de ar, pneumonia recorrente, sensação de cansaço, perda de peso e do apetite.

Diabetes

Silencioso, o diabetes também acomete o público masculino com grande frequência. A doença pode se manifestar a partir de um volume desproporcional de urina, vontade de beber água acima do normal, fome excessiva, emagrecimento, pele seca, visão embaçada e apatia.

São diversos os fatores que podem desencadear o diabetes, como excesso de peso, pressão alta, predisposição genética, apneia do sono, sedentarismo, idade acima de 40 anos. Identificar a doença no começo permite um maior controle e eficiência da medicação, sem falar que o cuidado com a alimentação e a prática de exercícios físicos também ajuda a reduzir os efeitos da doença.

Doenças hepáticas

O fígado ocupa um papel de grande importância no organismo humano, já que atua na digestão dos alimentos que consumimos, na absorção de nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo e na eliminação de agentes que possam afetar a nossa saúde.

Os maus hábitos alimentares e o consumo excessivo de álcool e tabaco podem acarretar doenças hepáticas, como cirrose e câncer de fígado. Os sinais mais frequentes de que você apresenta algum problema no fígado incluem enjoo, vômito, dor de cabeça, urina escura, dor abdominal, pele e olhos amarelados e febre. O diagnóstico tardio dessas patologias pode levar à necessidade de um transplante do órgão.

Quais os principais cuidados com a saúde?

A prevenção é fundamental para uma vida mais saudável e duradoura, o que compreende visitar o médico regularmente, fazer exames de rotina e adotar hábitos mais saudáveis. Saiba quais são os cuidados necessários para manter a sua saúde em dia.

Procure o médico mesmo não estando doente

Se você é do tipo de pessoa que só vai ao médico quando o seu organismo apresenta algum problema, está na hora de mudar esse comportamento. Fazer consultas e exames de rotina é indispensável para acompanhar a sua saúde, tendo a oportunidade de descobrir eventuais doenças de forma precoce e tratá-la rapidamente.

Evite o consumo exagerado de substâncias prejudiciais

Com vimos, o cigarro e o álcool são substâncias prejudiciais para o organismo humano, pois não só são viciosas como também alteram o funcionamento do corpo humano. Sendo assim, é fortemente recomendado evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas e abandonar o hábito de fumar.

Mantenha uma alimentação adequada

Na correria do a dia a dia, muitos homens acabam recorrendo aos alimentos industrializados e pouco nutritivos, o que pode aumentar o seu colesterol, estimular o desenvolvimento do diabetes, pressão alta, entre outras doenças. Diante disso, procure manter uma alimentação balanceada, dando prioridade a alimentos mais naturais, saudáveis e não processados.

Pratique exercícios físicos

A prática regular de exercícios físicos é uma poderosa arma para preservar a saúde masculina, visto que melhora a condicionamento dos homens, combate a obesidade e ajuda no funcionamento do coração. Por isso, encontre um espaço na sua agenda para acrescentar as atividades físicas, vale desde investir em uma caminhada até uma hora de treino na academia.

Não se atentar para os sinais que o seu corpo dá pode contribuir para o desenvolvimento e agravamento de doenças. Os cuidados com a saúde do homem, como ir ao médico preventivamente e fazer exames periódicos, ajudam no tratamento precoce de problemas de saúde, preservando a sua qualidade de vida e permitindo uma vida mais longa e com mais qualidade.

Conhece algum homem que não se cuida como deveria? Compartilhe este post nas suas redes sociais e mostre para os seus amigos a importância de cuidar da saúde masculina!

Revisão técnica: Bruno Tiseo, urologista do Hospital Israelita Albert Einstein

Posts relacionados