Picada de insetos: cuidados com a pele podem evitar lesões

3 minutos para ler

O principal incômodo causado por uma picada é a coceira. O problema é que o ato de coçar, que é quase involuntário, faz com que as unhas contribuam para a perda da integridade da pele e como porta de entrada de bactérias e infecções. As consequências são a piora da inflamação, que vai prejudicar a recuperação dos sinais da picada.  

Para atenuar a coceira, deve-se lavar a área da picada com água e sabão. Se a coceira for muito incômoda, aplicar algum gel pós-picada (sob orientação médica) tende a refrescar e diminuir esse sinal. Jamais deve ser aplicado álcool ou vinagre no local da picada. Esses produtos costumam causar irritação na pele.   

Outra atitude que deve ser evitada é espremer a região picada, numa suposta tentativa de remover o agente causador da reação ou parte dele.   

Tipos de lesão por picadas

As lesões provocadas por picadas de alguns tipos de inseto merecem cuidados diferenciados. No caso da picada de pernilongo, o sinal na pele costuma regredir naturalmente.  

Mas, se essas lesões forem múltiplas, é preciso procurar um serviço médico para avaliação mais detalhada e indicação de medicamentos de uso tópico – como cremes e pomadas – e os de uso oral. Nesse caso, o tratamento terá efeito na inflamação e no alívio da coceira.  

Também é recomendado procurar atendimento médico de forma imediata se a região da picada apresentar vermelhidão, inchaço e formação de bolhas de forma persistente. Esses sinais na pele indicam uma possível reação alérgica e requer tratamento. Inchaço ao redor dos olhos é outro sinal de reação alérgica após picada de insetos. 

Dermatose em crianças

Em crianças alérgicas, às picadas de pulgas, pernilongos e formigas podem causar dermatose. Uma única picada é capaz de desencadear várias lesões, que são elevadas, avermelhadas, arredondadas, firmes, podendo até formar bolha. 

As regiões mais acometidas são braços, pernas, face e tronco. Essa condição decorre das toxinas liberadas pelos insetos ao picar uma pessoa que tenha quadro alérgico. As crianças são mais propensas a ter uma reação grave do que os adultos.  

Prevenção a picadas  

Insetos comuns, como os mosquitos, picam durante o dia e à noite, e podem ficar dentro de casa. Algumas medidas ajudam na proteção contra suas picadas, como usar telas em portas e janelas, colocar mosquiteiros sobre carrinhos e berços, e usar repelente. 


Revisão Técnica: Luiz Antônio Vasconcelos – Especialista em Clínica Médica, Medicina Interna, Cardiologia e Ecocardiografia. Cardiologista e clínico das unidades de pronto atendimento e do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein.    

Posts relacionados